Estes cinco países estão livres de Covid-19

Enquanto em alguns países do globo os casos de Covid-19 continuam a aumentar, há locais onde não se registam novas infeções há um mês.

Os confinamentos e medidas restritivas devido à pandemia ainda são uma realidade em muitos países, inclusivamente Portugal, cerca de um ano depois de ter surgido a Covid-19. No entanto, há já cinco locais que não registam nenhum novo caso de infeção por SARS-COV-2 nas últimas quatro semanas.

Estes locais estão espalhados pelos quatro cantos do globo, segundo a análise do Deutsche Welle (acesso livre, conteúdo em inglês), com base nos dados oficiais. Na Ásia, é o Tajiquistão que se destaca por não ter novos casos, enquanto na América é em São Cristóvão e Nevis que não se contam novas infeções.

Pela Europa, apenas o Vaticano se vê livre de novas infeções por Covid-19 há pelo menos um mês. Já na Oceânia, os locais onde não identificaram casos nas últimas semanas são as ilhas Marshall e Samoa.

Por outro lado, há 12 países e territórios cujas novas infeções nos últimos 14 dias, comparando com a quinzena anterior, caíram para mais metade, grupo onde se inclui a Nova Zelândia, o Mónaco e São Tomé e Príncipe. Em 66 locais, como Itália e Bélgica, a tendência também é positiva, registando menos novos casos que nos 14 dias antes.

Já em 12 locais contam-se sensivelmente os mesmos novos casos que nas semanas anteriores. A tendência é mais preocupante em 76 países, que registam mais novos casos que nos 14 dias antes. Neste grupo inclui-se Portugal, onde o desconfinamento faz aumentar os contactos entre a população.

Na última “camada”, onde a pandemia está mais descontrolada, encontram-se 17 países. Neste grupo, onde se inclui a Índia, Costa Rica e Sudão, os casos nos últimos 14 dias subiram para o dobro, segundo os dados da publicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes cinco países estão livres de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião