Esta crise é um bom período para empresas se reajustarem

  • ADVOCATUS
  • 26 Abril 2021

O managing partner da Abreu Advogados, Duarte Athayde, falou na forma como a Abreu Advogados lidou com a crise resultante da pandemia.

Numa fase de pós pandemia, quais são agora as áreas de aposta que surgiram como fundamentais no vosso escritório?

O ano de 2020 foi extremamente desafiante para todos os setores de atividade, incluindo o setor dos escritórios de advogados. Num momento crítico como foi o início da Pandemia, a Abreu Advogados provou estar à altura do desafio.

Com as equipas todas em segurança e assegurado o acesso remoto ao escritório, o foco foram os nossos clientes e a compreensão de como poderia a Abreu ser um parceiro num momento tão incerto para a economia. Neste ano desafiante, ficou claro porque é que a Resiliência é uma das palavras que melhor caracteriza a cultura da Abreu Advogados.

Como tal, algumas “core practice areas” da Abreu Advogados continuam com um forte desempenho, como Comercial, Financeiro, Fiscal e Contencioso e nesta fase assistem a um aumento de negócio, fruto também de uma aposta consistente do escritório ao longo dos últimos anos. As áreas como Público e Ambiente e Propriedade Intelectual e Tecnologias da Informação também tem registado crescimentos acima da média.

No entanto e nesta fase difícil para tantas empresas, as áreas de prática como Direito do Trabalho e Reestruturação e Insolvência são e continuarão a ser fundamentais. Esta crise pandémica é, aliás, um período excelente e uma grande oportunidade para as empresas se reajustarem, modernizarem e se tornarem mais sustentáveis.

O nosso escritório está empenhado em continuar a aconselhar e acompanhar os nossos clientes na antecipação dos desafios e na definição estratégica de respostas eficazes para a recuperação económica que passam pela inovação, pelas questões sociais, pelos ajustes na gestão e pela adoção de práticas sustentáveis com impacto na comunidade.

Como encaram o vosso escritório aos tempos de hoje face ao que era quando nasceu?

Desde da sua fundação que Abreu Advogados tem realizado um caminho ascendente, impondo-se na atualidade como uma sociedade de referência e assumindo o compromisso absoluto de qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. A nossa história começou com uma forte vontade de construir um projeto institucional ímpar no mercado e com a preocupação de prestar um serviço de elevada qualidade e rigor, que nos levou a desenvolver uma estratégia de especialização dos nossos advogados, de internacionalização da nossa atividade e a apostar num serviço personalizado e de excelência.

A coerência e consistência dessa estratégia e dessa visão ao longo dos últimos 28 anos permite-nos, hoje, afirmar que somos uma das 4 principais sociedades de advogados independentes nacionais e um player incontornável da advocacia de topo em Portugal. Com uma equipa de mais de 200 advogados divididos por 12 áreas de prática principais, 31 setores de atividade e com presença em 9 mercados internacionais, a Abreu Advogados tem deixado a sua marca em algumas das maiores transações que acontecem em Portugal e nos mercados onde atuamos.

Pretendem aumentar número de sócios brevemente?

A Abreu Advogados vai continuar a perseguir uma estratégia de crescimento forte e sustentável. Neste sentido, continuaremos a reforçar a liderança em todas as áreas e serviços que aportem valor para os clientes e o crescimento do número de sócios acompanha este sentido.

O que é que o vosso escritório pode dar de mais-valias aos clientes, comparando com os da concorrência?

A Abreu Advogados tem um percurso único e é reconhecida pelo mercado nacional e internacional por essa singularidade. Um caminho que nos tem permitido crescer de forma sustentável, reforçando a inovação nos nossos serviços e nunca descurando um papel ativo no desenvolvimento de uma sociedade sustentável, assumindo uma posição relevante no desenvolvimento da comunidade ondes estamos inseridos, sendo pioneiros na construção de uma cultura que valoriza, apoia e promove as melhores práticas, a nível de social, ambiental e de gestão. Essa cultura e essas práticas são altamente reconhecidas pelos nossos clientes a quem prestamos um serviço de excelência, cumprindo elevados padrões de qualidade e que nos permite estar focados na antecipação das principais mudanças globais nas mentes e nos mercados.

O mercado está a abrir para os pequenos e médios escritórios?

Creio que existe mercado para as diferentes realidades de escritórios. As grandes sociedades de advogados têm uma maior flexibilidade que permite responder assertivamente à dinâmica dos clientes e formar equipas multidisciplinares que respondem de forma célere a novos temas ou perante uma situação de crise, como a pandemia atual. Um escritório de advogados de pequena e media dimensão tende a focar-se numa única ou num conjunto de áreas da prática jurídica. Num mercado como o português há espaço para as sociedades de advogados de grande dimensão, como a Abreu Advogados, e para outras de pequena e média dimensão, ocupando cada uma delas o seu espaço e contribuindo para uma concorrencial saudável.

A advocacia de negócios é o caminho mais óbvio da advocacia

A advocacia de negócios é uma parte muito importante num escritório da dimensão da Abreu Advogados. Estamos ao lado de importantes organizações multinacionais e eles são sem dúvida uma parte muito significativa da nossa atividade. No entanto, numa grande sociedade de advogados como a nossa existe uma cobertura muito abrangente das diversas áreas de prática jurídicas e dos sectores, o que nos permite trabalhar diversas tipologias de clientes (grandes empresas multinacionais, PMEs, private clientes, fundos de investimento, etc.), numa oferta “full-service” que acompanha os clientes em todo o ciclo dos seus projetos.

Como avalia a atuação do atual bastonário face à classe?

O Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, está a enfrentar um dos períodos mais difíceis da história. A crise pandémica criou diversas adversidades no setor da justiça e da advocacia. Ao longo deste último ano de mandato, a Ordem dos Advogados enfrentou muitos constrangimentos à sua atividade e naturalmente o setor no seu todo. Ainda assim, o Bastonário tem o mérito de estar empenhado em unir a classe e de travar batalhas importantes para um setor que invariavelmente acabou por sofrer de falta de proteção estatal. A Ordem dos Advogados tem estado ao lado de causas importantes, como a reforma legislativa da providência dos advogados, e tem defendido matérias, como a reforma e modernização da justiça, fundamentais para enfrentarmos esta crise

Alguma área do vosso escritório que não tenham e que pretendam apostar?

A aposta da Abreu Advogados será em áreas que já fazem parte da nossa atividade. No entanto, estamos a desenhar um conjunto de soluções e serviços jurídicos ainda mais personalizados e que antecipam as tendências dos mercados, proporcionado um serviço de qualidade, que responda eficazmente aos desafios da recuperação com a excelência e sofisticação que nos caracterizam.

Nos próximos anos, estaremos ao lado de questões que acreditamos essenciais no desafio de recuperar a economia, como as Ambientais, Sociais e de Gestão (ESG – Environmental, Social and Governance), prestando um serviço personalizado para situações de gestão de crise e de estratégia, due-diligence, elaboração de relatórios, resolução de disputas e finanças sustentáveis.

No que diz respeito à reestruturação de empresas, uma área determinante para os próximos anos, a nossa aposta passa também por um serviço mais especifico, capaz de oferecer aos nossos clientes um serviços especifico capaz de responder às necessidades dos nossos clientes com as melhores estratégias de reestruturação empresarial e oferecer um conjunto soluções inovadoras que permitam reajustes nos custos operacionais, laborais, fiscais, financeiros e/ou imobiliários.

O futuro será, sem dúvida, de desafios e de oportunidades e a Abreu Advogados estará ainda mais determinada em colocar esse futuro em prática. Fruto do nosso trabalho ao longo dos anos com o ecossistema das startups, o escritório irá oferecer um serviço assessoria jurídica mais personalizado, que reúne os melhores especialistas numa equipa multidisciplinar que partilha o mindset e a linguagem das startups. Com um profundo conhecimento da inovação do mercado e das tendências, este serviço irá possuir um conjunto de serviços dedicado a startups, incubadoras e fundos de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esta crise é um bom período para empresas se reajustarem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião