BRANDS' ECO WATER World Forum for Life

  • BRANDS' ECO
  • 26 Abril 2021

Alqueva recebe o maior evento sobre a temática da água e sustentabilidade. De 3 a 6 de junho, em Reguengos de Monsaraz.

O maior evento sobre a temática da água e da sustentabilidade decorrerá de 3 a 6 de junho, em Reguengos de Monsaraz. Tendo como ponto de partida a água enquanto fonte da vida, o WATER World Forum For Life decorrerá no maior lago artificial da Europa – o Alqueva – em Reguengos de Monsaraz, onde durante 3 dias se debaterá, num formato híbrido, alguns dos temas mais prementes da sustentabilidade ambiental e alertar para uma das maiores ameaças do século XXI.

O WATER World Forum for Life é um evento inédito no nosso país, cuja iniciativa surge no seguimento da criação da Década da Água, pela ONU, Organização das Nações Unidas, assente num conjunto de valores e atividades em prol da manutenção, reporte e monitorização deste bem tão precioso.

Durante 3 dias serão discutidas políticas de sustentabilidade ambiental e boas práticas na preservação do ambiente, soluções energeticamente eficientes e case studies, sensibilizando público e empresas, tendo a água como ponto de partida. O objetivo é permitir criar impacto na área da sustentabilidade, possibilitando a troca de experiências internacionais e reforçar as estratégias e as políticas ambientais na manifestação do interesse comum em prol de uma sociedade mais motivada e mais consciente da realidade.

O programa do WATER World Forum for Life ainda se encontra em construção, sendo divulgado progressivamente até ao evento, estando para já confirmada a presença de Maimunah Mohd Sharif, Executive Diretor of the United Nations Human Settlements Programme, como uma das oradoras.

Devido às condicionantes do SARS COV 2, o evento decorrerá com um formato híbrido contando com a presença física e online de convidados e oradores num dos palcos mais bonitos do Alentejo, o Alqueva. Será neste cenário, que se assumirá um ambicioso compromisso digital, onde marcará presença uma emissão contínua de televisão que dará voz a todos os participantes – no local ou via livestream – permitindo realizar o evento com todas as condições de segurança necessárias face à situação pandémica que vivemos, obtendo desta forma uma maior audiência nacional e internacional do evento.

Para José Calixto, Presidente da Câmara de Reguengos Monsaraz, “As questões relacionadas com a sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas são de grande relevo e um dos mais importantes dossiers para o futuro da Humanidade. O concelho de Reguengos de Monsaraz, a região Alentejo, para além de uma preocupação constante com o ambiente com a preservação da biodiversidade da natureza, pode oferecer um cenário único: o maior lago com intervenção humana da Europa, o Lago Alqueva – um plano de água com mais de 250 kms quadrados! É uma paisagem única em que a linha de água se perde de vista, com 1.160 km de margens e mais de 400 ilhas, assumindo-se como um local idílico para esta iniciativa. Acolhemos o WATER – World Forum for Life não apenas com a intenção de fazer chegar Reguengos de Monsaraz a um público alargado e global, mas, acima de tudo com a forte motivação de ser um catalisador para que instituições, ONGs, empresas e público em geral se mobilizem em torno da temática ambiental”.

Segundo Nuno Molarinho, Managing Partner da TheRace (entidade organizadora do evento), “este evento centra-se na sustentabilidade ambiental, partindo do mote água – pretende ser um espaço de ligação e awareness no qual coexistirão conferências de referência, desportos aquáticos sem combustível fóssil, um espaço de glamping, espetáculos noturnos sobre a água diariamente e um concerto inesquecível. Com este evento pretendemos uma participação transversal ao nível dos stakeholders, um aumento da consciência pública e da capacitação no tema da sustentabilidade ao mesmo tempo, que estamos certos de que iremos contribuir para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento da tecnologia de gestão eficiente da água e mobilização de recursos financeiros adequados dos setores público e privado num futuro médio longo prazo.”

O WATER World Forum for Life é um evento inovador que congregará debates e a discussão de temáticas ambientais tendo como ponto de partida a água, mas onde também haverá uma vertente lúdica, cultural e desportiva ambiciosa.

Durante os 3 dias em que decorre o evento, será possível assistir a vários desportos náuticos, alguns deles nunca realizados em Portugal. Previstos estão já a realização de um show case internacional de Wakeboard – desporto em grande crescimento no nosso país – e o lançamento de uma competição Europeia inédita com Eletric Hydrofoil Surfboards.

À noite, será possível assistir ao espetáculo noturno multimédia Water & Light Show – no plano de água que junta luz, projeções de vídeo numa cortina de água, música e drones, criando um efeito especial no espelho d’água do Alqueva nunca visto, com uma história sobre sustentabilidade pensada e desenvolvida para o efeito.

O WATER World Forum for Life marca um forte alerta para a urgência de ações imediatas no que se refere ao tema da sustentabilidade por parte da classe política, económica, bem como do público em geral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WATER World Forum for Life

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião