5 coisas que vão marcar o dia

PIB, inflação, emprego e atividade turística são os principais destaques num dia forte em dados económicos tanto relativos a Portugal como à Zona Euro.

O dia vai ser cheio ao nível de dados económicos: há atualização do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal e da Zona Euro, bem como inflação, desemprego e atividade turística. Chega ainda ao fim o prazo para as candidaturas ao programa Apoiar.

Impacto do segundo confinamento no PIB português

Com o inesperado segundo confinamento no arranque de 2021, a economia portuguesa interrompeu a recuperação e voltou a cair tanto face ao quarto trimestre de 2020 como em termos homólogos, indicam as previsões dos economistas. O número oficial será divulgado esta sexta-feira, às 9h30, na estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), mas os dados até ao momento sugerem uma surpresa pela positiva, nomeadamente nas exportações de bens.

Como compara o crescimento português com a Europa

Tal como Portugal, vários países vão divulgar dados do PIB esta manhã. Meia hora depois de ser conhecido o português, é a vez de o Eurostat divulgar as estimativas rápidas do crescimento económico da União Europeia e da Zona Euro no primeiro trimestre do ano, sendo que o consenso dos analistas aponta para uma expansão da economia da moeda única de 0,8% no trimestre, que comprara com uma contração de 0,7% no trimestre anterior. O Eurostat vai ainda divulgar dados do emprego e desemprego europeu em março.

Aceleração da inflação em abril

O Instituto Nacional de Estatísticas vai também divulgar esta sexta-feira as estimativas rápidas do índice de preços no consumidor em abril, numa altura em que decisores políticos e mercados têm acompanhado de perto o impacto da pandemia na inflação. Em março, a taxa de inflação anual aumentou para 1,3% na Zona Euro e 1,7% na União Europeia (UE), com Portugal a apresentar a segunda menor taxa (0,1%).

Desconfinamento faz-se sentir no turismo

A estimativa rápida da atividade turística em Portugal em março, apresentada pelo INE, irá permitir medir o pulso ao início do desconfinamento no turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia. Os números de fevereiro mostraram que as unidades de alojamento registaram 208,2 mil hóspedes e 472,9 mil dormidas, menos 86,9% e 87,7%, respetivamente, face ao período homólogo. Por último, haverá ainda dados dos óbitos por semana em Portugal e dos índices de produção industrial em março.

Fim do prazo para o programa Apoiar

Termina esta sexta-feira o prazo para as candidaturas ao programa Apoiar. O programa abrange novos setores e prevê um aumento em 50% dos limites máximos de apoio para empresas com quebra de faturação superior a 50%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião