Portugal é dos países da UE que vão perder mais população até 2050
Em Portugal, apenas o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa deverão assistir a um crescimento populacional. Dois terços da regiões da UE vão assistir a uma redução populacional em 2050 face a 2019.
Portugal está entre os países da União Europeia (UE) com maiores reduções populacionais e com maior aumento da idade média da população. De acordo com dados do Eurostat, divulgados esta sexta-feira, cerca de dois terços das regiões da UE terão em 2050 uma população inferior à observada em 2019.
De acordo com o gabinete estatístico europeu, 802 das 1.216 regiões (NUTS 3) da UE vão assistir a um decréscimo populacional. Pelo contrário, as restantes 414 regiões deverão aumentar a sua população.
Apesar de existir uma grande variação entre as projeções para cada país, a maioria apresenta reduções. Por exemplo, na Letónia e Lituânia todas as regiões deverão ter menor população em 2050 do que em 2019. Na Bulgária, Estónia, Roménia, Eslovénia e Eslováquia, a tendência é quase igual: apenas uma região de cada um destes Estados-membros deverá ter uma evolução positiva daqui a 29 anos.
Segundo o Eurostat, “outros países com uma grande maioria de regiões com uma redução populacional projetada são a República Checa, Grécia, Croácia, Hungria, Polónia, Portugal e Finlândia”. Em Portugal, somente o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa deverão assistir a um crescimento populacional.
Consequentemente, a idade média da população da UE deverá aumentar. Se em 2019 era de 45,1 anos, em 2050 esse valor crescerá para 49,1 anos. Só em 131 das 1.216 regiões é que a idade média deverá aumentar.
Europa Ocidental (países Bálticos, Polónia, Eslováquia, Roménia e Bulgária) e sul da Europa (Itália, Espanha e Portugal) são das zonas mais afetadas. Em todas as regiões portuguesas, a idade média vai aumentar nos próximos anos, sendo os casos mais graves os das regiões de Beiras e Serra da Estrela (média de 56,5 anos) e Douro (55,7). Apenas o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa terão idades médias inferiores a 50 anos, apesar do aumento também verificado.
Por outro lado, França e Alemanha são dos poucos países onde é previsto que a idade média diminua.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é dos países da UE que vão perder mais população até 2050
{{ noCommentsLabel }}