Registos de empresas e falências na UE mantêm-se estáveis ​​no quarto trimestre de 2020

  • ECO
  • 3 Maio 2021

No quarto trimestre do ano passado, os registos de empresas e falências na União Europeia permaneceram estáveis, verificando-se uma queda ligeira.

Os registos de empresas e falências na União Europeia (UE) permaneceram estáveis ​​no quarto trimestre de 2020, verificando-se uma queda ligeira, mesmo tendo sido uma altura em que vários Estados-Membros reintroduziram algumas restrições à Covid-19, segundo os dados do Eurostat.

Esta estabilidade acontece depois de no segundo e terceiro trimestres de 2020, o número de novos registos de empresas afundou para o ponto mais baixo desde o início da série e depois recuperou.

O número de declarações de falência na UE também registou apenas um pequeno decréscimo de 1,2% no quarto trimestre de 2020, em comparação com o terceiro trimestre de 2020.

A comparação anual mostra que o número de registos de novas empresas aumentou 2,8% na União Europeia no quarto trimestre de 2020 em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, enquanto o número de falências registadas diminuiu 17,9%.

Em Portugal, o cenário é diferente. No primeiro trimestre de 2021, a criação líquida de empresas caiu 17%% face a 2020, devido a um recuo dos nascimentos superior ao dos encerramentos, em termos relativos e absolutos. Se a comparação for feita com 2019 — ou seja, no período pré-pandemia –, a queda é de 37,5%, associado ao primeiro confinamento em março do ano passado, de acordo com a Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Registos de empresas e falências na UE mantêm-se estáveis ​​no quarto trimestre de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião