Comissão Europeia conclui avaliação do PRR português em junho

  • ECO
  • 7 Maio 2021

A presidente da Comissão Europeia diz que há um trabalho árduo para que os PRR já entregues, inclusive o de Portugal, tenham a sua avaliação concluída em junho.

Desde outubro do ano passado que o Governo português e a Comissão Europeia discutem informalmente sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional. A entrega oficial da versão final foi feita a 22 de abril com Portugal a ser o primeiro país a fazê-lo. Agora a Comissão Europeia compromete-se a concluir a avaliação do documento em junho, encurtando o prazo de dois meses que tem para o fazer e passando o processo para o Conselho da UE, o qual tem um mês para validar o documento.

Para aqueles que já submeteram vamos trabalhar arduamente para ter a aprovação concluída em junho para que também o Conselho possa analisar ainda em junho“, afirmou a presidente da Comissão Europeia em declarações à TVI antes da cimeira social do Porto que se realiza esta sexta-feira, confirmando o calendário previsto pela presidência portuguesa do Conselho da UE. Ursula Von der Leyen ressalvou, porém, que este é um processo “independente do fluxo de dinheiro”, o qual depende da ratificação da legislação dos recursos próprios por parte de todos os parlamentos nacionais dos 27 Estados-membros.

Sobre o processo de vacinação em Portugal, Von der Leyen realçou que 25% da população portuguesa já foi inoculada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. “É muito bom e a velocidade ainda vai acelerar”, antecipa a responsável europeia que esteve pressionada nos últimos meses por causa da gestão do processo de vacinação na UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia conclui avaliação do PRR português em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião