Fernando Alfaiate vai liderar missão “Recuperar Portugal”

Fernando Alfaiate e Mário Rui da Silva vão coordenar a missão "Recuperar Portugal", responsável pela fiscalização dos milhões da "bazuca" europeia.

Portugal vai receber milhares de milhões de euros da “bazuca” europeia. Foi criada uma comissão que irá coordenar e fiscalizar a aplicação de todo este dinheiro, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A liderar essa comissão estarão Fernando Alfaiate e Mário Rui da Silva, com os cargos de presidente e vice-presidente, respetivamente.

A Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, entidade que ficará “responsável pela coordenação técnica e pela coordenação de gestão da execução do PRR”, será composta por um presidente, um vice-presidente e quatro coordenadores de equipas de projeto.

E os dois cargos de coordenação já estão escolhidos. “É designado, em regime de comissão de serviço, o mestre Fernando Lopes Alfaiate para exercer as funções de presidente”, lê-se no despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República. Esta escolha “fundamenta-se no perfil, experiência e conhecimentos (…), bem como ao exercício das competências (…) e na reconhecida e aptidão para o exercício do cargo”.

Fernando Alfaiate tem 53 anos e conta no currículo com uma licenciatura em Economia, um mestrado em Finanças e uma pós-graduação em Análise Financeira, para além de outras formações na área, como um diploma internacional de analista financeiro. Passou pelo Compete2020 e pelo Gabinete de Gestão do Programa de Incentivos à Modernização da Economia.

Para vice-presidente foi escolhido Mário Rui Ferreira Tavares da Silva, como refere outro despacho. Com 48 anos, é licenciado e mestre em Direito, contando com quatro pós-graduações e um curso avançado de gestão pública. Foi durante vários anos auditor e subinspetor e inspetor na Inspeção-Geral da Administração Local e no do Tribunal de Contas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fernando Alfaiate vai liderar missão “Recuperar Portugal”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião