PIB português foi o que mais caiu no primeiro trimestre. 11 países da Zona Euro cresceram

Entre os 20 países da União Europeia para os quais há dados, Portugal é o que regista a maior queda (-3,3%) em cadeia do PIB no primeiro trimestre. Na Zona Euro a quebra foi de 0,6%.

Dos 20 Estados-membros da União Europeia para os quais já se conhece a evolução do PIB do primeiro trimestre de 2021, Portugal foi o que registou a maior queda (-3,3%) em cadeia, ou seja, comparado com o trimestre anterior. Em média, na Zona Euro a contração da economia foi de 0,6% e na União Europeia foi de 0,4%, de acordo com os dados atualizados esta terça-feira pelo Eurostat.

Em termos homólogos, a queda da Zona Euro é de 1,8% e a da União Europeia é de 1,7% enquanto Portugal registou uma contração de 5,4%, o que é a maior queda entre os 20 Estados-membros para os quais há dados. Pela primeira vez desde o início da pandemia, o PIB homólogo já compara com um trimestre (primeiro trimestre de 2020) com um mês afetado pela Covid-19, ao contrário do que acontecia até ao momento.

Ainda faltam os dados de 7 Estados-membros para se conseguir tirar conclusões definitivas, mas para já os números mostram que a economia portuguesa foi a mais afetada da Europa no primeiro trimestre, ainda que de forma menos intensa do que no segundo trimestre do ano passado. Estes valores são explicados pelo segundo confinamento e a onda de infeções que colocou Portugal como o país do mundo com a pior situação epidemiológica durante vários dias.

A seguir a Portugal, foi a Letónia, a Eslováquia e a Alemanha quem mais sofreu com o impacto da pandemia no início de 2021. A economia letã encolheu 2,6% em cadeia e 2,1% em termos homólogos, a economia da Eslováquia cedeu 1,8% em cadeia (apesar de estar a crescer 0,5% em termos homólogos) e a economia alemã sofreu uma queda de 1,7% em cadeia e de 3% em termos homólogos.

Entre os países do Sul da Europa, Espanha apresentou uma queda de 0,5% em cadeia e de 4,3% em termos homólogos enquanto a Itália surge numa posição melhor ao cair 0,4% em cadeia e apenas 1,4% em termos homólogos. Contudo, é de notar que ambos os países registaram uma queda no primeiro trimestre de 2020 superior à de Portugal porque foram afetados pela Covid-19 mais cedo.

Em França, esse efeito também se deu, tendo a economia francesa conseguido crescer em termos homólogos no primeiro trimestre de 2021: mais 1,5%. Em cadeia, o PIB francês cresceu 0,4% no arranque deste ano. Ainda não há dados disponíveis para a Grécia.

11 Estados-membros viram a sua economia crescer no primeiro trimestre

Apesar de, em média, a Zona Euro e a União Europeia terem contraído no primeiro trimestre, há várias economias que conseguiram crescer neste mesmo período. São 11 países no total, de acordo com os dados do Eurostat.

O melhor desempenho é registado pela Bulgária onde a economia cresceu 2,5% em cadeia, apesar de manter uma queda de 1,8% em termos homólogos. Segue-se o Chipre com um crescimento de 2% em cadeia (mas uma quebra homóloga de 1,6%) e a Hungria com um crescimento de 1,9% em cadeia (mas uma quebra homóloga de 1,8%).

O quarto melhor desempenho pertence à Lituânia, um dos países europeus que menos tinha sido afetado pela pandemia em 2020, com um crescimento de 1,8% em cadeia e de 1% em termos homólogos. Ou seja, a economia da Lituânia poderá ter recuperado já totalmente da crise pandémica.

Segue-se ainda a Suécia com um crescimento de 1,1% em cadeia e uma queda de apenas 0,2% em termos homólogos e outros países como a Bélgica, Áustria, Polónia, Roménia, Finlândia e França.

O Eurostat refere também para comparação que os Estados Unidos cresceram 1,6% em cadeia e 0,4% em termos homólogos no primeiro trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB português foi o que mais caiu no primeiro trimestre. 11 países da Zona Euro cresceram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião