Clubes europeus perdem quase nove mil milhões de euros por causa da pandemia

Relatório da UEFA avança que as receitas perdidas como consequência da Covid-19 chegam aos 7,2 mil milhões de euros para os clubes de topo.

Os clubes de futebol europeus deverão perder quase nove mil milhões de euros (10,6 mil milhões de dólares) em receitas devido ao impacto que a pandemia teve internacionalmente. De acordo com a Agence France-Presse, um relatório da UEFA publicado esta quinta-feira veio revelar as consequências negativas que a Covid-19 teve para o futebol europeu.

O estudo, intitulado “European Club Footballing Landscape” e que é divulgado anualmente, diz que os prejuízos podem ser na ordem dos 8,7 mil milhões de euros na totalidade dos campeonatos europeus. Isto porque as mais recentes projeções referentes às receitas perdidas durante os exercícios de 2019/2020 e 2020/2021 referem que estas chegam aos 7,2 mil milhões de euros para os clubes de topo, sendo de 1,5 mil milhões para os clubes de nível inferior.

“Todos os níveis e todos os cantos do futebol profissional foram duramente atingidos”, refere este relatório, citado pela AFP, esclarecendo ainda que os “clubes com grande dependência da assistência dos adeptos têm sido particularmente afetados pela pandemia”. Efetivamente, o The Guardian informa que, de acordo com o estudo, existiram menos 210 milhões de bilhetes comprados, o que custou aos clubes dos 55 países que fazem parte da UEFA cerca de 4 mil milhões de euros em receitas. Quebras que superaram, por sua vez, os 2,7 mil milhões de euros perdidos em patrocínios, com mais 1,4 mil milhões de euros de receitas de transmissão a não terem, também, existido.

Por outro lado, por causa das reduções nos orçamentos, as despesas com transferências no mercado de verão caíram também, na ordem dos 39%, revela o estudo. A quebra foi, por sua vez, de 56% no último mercado de inverno. De acordo com o The Guardian, o relatório fala ainda da necessidade de se reduzir “para níveis aceitáveis” as taxas de transferência e os salários, de forma a que seja restaurada a saúde financeira do futebol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clubes europeus perdem quase nove mil milhões de euros por causa da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião