Benfica sobe cinco lugares no ranking das marcas mais valiosas no futebol

  • ECO
  • 17 Maio 2021

Real Madrid continua a ser a marca mais valiosa entre clubes de futebol, com os merengues avaliados em 1,276 mil milhões de euros. Benfica subiu cinco lugares para a 41.ª posição.

O Benfica subiu cinco lugares no ranking das marcas mais valiosas no futebol, passando a ocupar o 41.º em 2021, de acordo com a lista elaborada pela Brand Finance. Os encarnados são o único emblema português no top 50. Clube com a marca mais valiosa? O Real Madrid, cuja marca se encontra avaliada em 1,276 mil milhões de euros.

Não há mudanças nos três primeiros lugares do ranking. Depois dos merengues surgem o Barcelona e o Manchester United, com marcas avaliadas em 1,266 mil milhões e 1,130 mil milhões, respetivamente.

A Brand Finance sublinha que o projeto fracassado da Superliga Europeia “limpou” mais de 600 milhões de euros no valor das marcas dos 12 clubes fundadores.

“Antes de os planos [de criação da Superliga Europeia fracassarem, a Brand Finance calculou que a Superliga Europeia poderia ter retirado 2,5 mil milhões de euros – ou 25% do total – do valor da marca dos 12 clubes. Embora muitos desses danos tenham sido evitados, o impacto nas perceções de todas as partes interessadas ainda é significativo”, refere a Brand Finance, que dá dois exemplos de impacto negativo decorrente desta polémica: o Liverpool perdeu o patrocínio da Tribus Watches e o Manchester United falhou um acordo de 200 milhões de libras com o Hut Group.

Os clubes ingleses representam 43% do total do valor do ranking dos 50 clubes mais valiosos, onde também figuram vários emblemas alemães, espanhóis, italianos, franceses e representantes únicos dos Países Baixos, Rússia e Portugal.

Além do valor da marca do clube, o estudo da Brand Finance também o valor dos clubes enquanto empresas. Neste ranking, Portugal conta com dois emblemas: o Benfica (surge na posição 20, após ter escalado oito lugares) e o FC Porto (está no lugar 50, depois de uma queda de 14 posições). Neste ranking, o líder é o Bayern Munique.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica sobe cinco lugares no ranking das marcas mais valiosas no futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião