Excesso de mortalidade causado pela pandemia é 2 a 3 vezes superior às mortes atribuídas à Covid

  • Lusa
  • 21 Maio 2021

No relatório anual sobre estatísticas mundiais de saúde, a OMS indica que o excesso de mortalidade causado pela pandemia é duas a três vezes maior do que as mortes atribuídas à Covid-19.

O excesso de mortalidade causado pela pandemia é duas a três vezes maior do que as mortes atribuídas à Covid-19 desde o surgimento dos primeiros casos no final de 2019 na China, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por ocasião da publicação de seu relatório anual sobre estatísticas mundiais de saúde, a OMS também indicou que a Covid-19 causou pelo menos três milhões de mortes diretas e indiretas em 2020, enquanto o número de mortes atribuídas ao vírus foi de cerca de 1,8 milhões.

Isso corresponde a estimativas semelhantes que preveem que o número total de mortes é pelo menos 2 a 3 vezes maior” do que o número oficial de mortes da Covid, disse em conferência de imprensa a vice-diretora geral responsável pelos dados da OMS, Samira Asma.

De acordo com seus cálculos, a especialista estima que a pandemia já causou “cerca de 6 a 8 milhões” de mortes diretas e indiretas. “A pandemia é uma grande ameaça à saúde e ao bem-estar das populações em todo o mundo”, disse, indicando que a OMS está a trabalhar com os países para descobrir qual “o verdadeiro número para que se preparem melhor para a próxima emergência “.

A lacuna entre o que os especialistas chamam de mortalidade excessiva ou “mortes excessivas” e o número oficial de mortes devido à Covid está ligada a vários fatores.

Em particular, alguns países estão a ficar para trás no registo de mortes uma vez que algumas pessoas morrem sem fazer o teste.

Outros morreram de outras doenças para as quais não puderam procurar tratamento, seja por medo de ir aos centros de saúde, seja devido a medidas de contenção.”O excesso de mortalidade dá-nos uma melhor imagem, porque captura esses efeitos diretos e indiretos”, disse William Msemburi, analista da Divisão de Dados da OMS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Excesso de mortalidade causado pela pandemia é 2 a 3 vezes superior às mortes atribuídas à Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião