Hoje nas notícias: Novo Banco, empresários e testagem

  • ECO
  • 25 Maio 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No plano económico, mais de 40 empresas com atividade em Portugal vão criar uma nova associação, enquanto João Costa Pinto, defende que o Novo Banco pedir mais 100 milhões “é de uma insensibilidade que raia a arrogância”. Com a subida de casos por Covid-19 a acentuar-se na capital, o reforço da testagem nas escolas vai arrancar já esta semana, com primazia para o 3º ciclo e ensino secundário.

Pedir mais 100 milhões para o NB é “de uma insensibilidade que raia a ignorância”, diz Costa Pinto

O ex-vice-governador do Banco de Portugal, João Costa Pinto, defende que o Novo Banco pedir mais 100 milhões, se a injeção do Fundo de Resolução for inferior aos 598 milhões pedidos, “é de uma insensibilidade que raia a arrogância”. O responsável, que presidiu à comissão independente que produziu um relatório sobre a atuação do supervisor no caso BES, reitera ainda que a questão dos prémios atribuídos à gestão mostra uma “total falta de sensibilidade”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Grandes empresários lançam nova associação

Um conjunto de 42 empresas com atividade em Portugal estão a preparar-se para criar uma nova associação. Esta nova entidade, que tem como objetivo impulsionar o crescimento da economia portuguesa e a convergência com a Europa, será presidida por Vasco de Mello, charmain do grupo José de Mello e será apresentada em junho, de acordo com o Jornal de Negócios. Qualificação dos portugueses, robustecimento do tecido empresarial nacional e a eliminação dos custos de contextos são as três áreas estruturantes em que vai intervir.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Mortágua nas Finanças? “Só se os portugueses e o PS tivessem ensandecido”, diz Vital Moreira

A perspetiva de ter a bloquista Mariana Mortágua enquanto ministra das Finanças, uma possibilidade assumida por Francisco Louçã na XII Convenção do Bloco de Esquerda, só ocorreria “se os portugueses e o PS tivessem ensandecido”, defende Vital Moreira. “Há soluções políticas que não precisamos de experimentar para rejeitar”, acrescenta o ex-eurodeputado do PS.

Leia a notícia completa no Jornal i (link indisponível)

Reforço da testagem nas escolas arranca já

Com os casos de infeção por Covid-19 a subirem a pique na capital, a testagem em massa nas escolas de Lisboa foi antecipada numa semana. O reforço deverá começar já na quinta-feira, nas escolas do 3.º ciclo (do 7.º até ao 9.º ano de escolaridade) — e nas do secundário (do 10.º ao 12.º ano), antecipando-se assim em cerca de uma semana a realização de testes que estava prevista para esta área, confirmou ao Diário de Notícias fonte do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA). Apesar de arrancar nestes estabelecimentos de ensino deverá ser posteriormente ao ensino superior, bem como a residências universitárias.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Tribunal do PSD decide não aplicar sanções a Rui Rio. Adão Silva advertido

O Conselho de Jurisdição PSD decidiu não aplicar qualquer sanção ao presidente do partido, apesar de considerar que Rui Rio violou os estatutos. Em causa esteve o facto de o líder dos sociais-democratas não ter defendido um referendo à eutanásia, tal como tinha sido aprovado em Congresso. O CJN decidiu ainda aplicar ao líder parlamentar do PSD Adão Silva uma advertência, a sanção mais leve prevista nos estatutos, decisão aprovada por cinco votos a favor, três contra e uma abstenção.

Leia a notícia completa no Observador (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, empresários e testagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião