Avaliação das casas fixa novo recorde de 1.200 euros por metro quadrado

Valor a que a banca está a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito subiu em abril, com o metro quadrado a fixar-se nos 1.200 euros. É um novo recorde.

A avaliação que é feita pelos bancos às casas na hora de conceder financiamento para a compra voltou a aumentar, atingindo um novo máximo histórico. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no quarto mês do ano, a avaliação atingiu os 1.200 euros por metro quadrado, uma subida de 13 euros em comparação com o mês anterior.

“Em abril de 2021, o valor mediano de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1.200 euros por metro quadrado (euros/m2), tendo aumentado 1,1% face a março”, refere o INE.

O preço do metro quadrado aumentou em 13 euros face ao mês anterior, sendo a subida desde o início do ano de 44 euros. Olhando para o mesmo mês do ano passado, o aumento é de mais do dobro: 89 euros por metro quadrado a mais.

Para se perceber melhor estes valores por metro quadrado, basta fazer uma simulação. Um imóvel com 100 metros quadrados está a ser avaliado pelos bancos em 120 mil euros, isto quando há um ano a mesma habitação apresentava um valor de 111 mil euros.

Madeira lidera subida. Lisboa é a mais cara

De acordo com o INE, o maior aumento na avaliação bancária aos imóveis face ao mês anterior registou-se na Região Autónoma da Madeira (2,3%), sendo que a mesma tendência foi registada em quase todas as regiões. O Alentejo apresentou a única descida, registando uma redução de -0,5% face a março.

A Madeira está, assim, no lote das três regiões com avaliações acima da mediana do país. “De acordo com o Índice do valor mediano de avaliação bancária, em abril de 2021, a Área Metropolitana de Lisboa, o Algarve e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país (32%, 30% e 2%, respetivamente)”, diz o INE.

Em sentido inverso, “a região Beiras e Serra da Estrela foi a que apresentou o valor mais baixo em relação à mediana do país (-44%)”, destaca o INE.

Mais avaliações de casas

Estes valores foram obtidos a partir de 28.132 avaliações bancárias. Em comparação com o mês de março realizaram-se mais 2.183 avaliações bancárias, o que corresponde a uma subida de 8,4%, sendo o aumento muito superior na comparação homóloga.

Registou-se um aumento de 29,6% no número de avaliações realizadas face ao mesmo período do ano anterior. Recorde-se que em abril do ano passado o país estava confinado por causa da pandemia, o que explica o baixo número à data e o forte aumento em termos homólogos.

(Notícia atualizada às 11h19 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas fixa novo recorde de 1.200 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião