Portugal e Espanha formalizam candidatura para o Mundial de 2030

O acordo entre Portugal e Espanha foi esta sexta-feira confirmado, tendo ficado claro "o compromisso" de ambos os países receberem, "em conjunto, o Campeonato do Mundo de 2030".

Esta sexta-feira, Portugal e Espanha formalizaram oficialmente a sua candidatura conjunta para receberem o Campeonato do Mundo de 2030. A cerimónia, no estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, contou com a presença dos chefes de Estado e de Governo dos dois países, tendo ficado marcada a intenção de ambos os países receberem, em conjunto, a competição.

Na cerimónia de apresentação da candidatura, foi lido o acordo estabelecido entre Portugal e Espanha, tendo ficado claro “o compromisso” de ambos os países receberem, “em conjunto, o Campeonato do Mundo de 2030”. Algo que, como refere o protocolo, “representará um marco histórico para os dois países”.

Uma candidatura que tem na base, em primeiro lugar “capacidade já demonstrada pelos dois países para receberem eventos de estatuto internacional”, mas não só. A proposta que irá ser enviada à UEFA por ambas as partes relata também “a existência de infraestruturas de alto nível“, a “relação de amizade estabelecida entre Portugal e Espanha” e os “registos desportivos obtidos” pelos clubes e seleções de ambos os países.

Tal como relembrou Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, este anúncio surge praticamente “cem anos depois” do primeiro jogo realizado pela seleção nacional portuguesa, data que será celebrada em dezembro deste ano. E, na altura, o adversário foi, precisamente, Espanha, relembra.

“Que melhor ano para anunciar este compromisso”, acrescentou o presidente, que destacou ainda como, “em plena pandemia”, os dois países se disponibilizaram para receber as finais da Liga dos Campeões, tanto masculinas como femininas. Algo que aconteceu, precisamente, este ano, quando a cidade do Porto foi a escolhida para receber a final desta competição.

O presidente da entidade máxima do futebol português destacou ainda que “Portugal e Espanha merecem muito organizar o Mundial”, também pelo facto de terem ganho, em conjunto, os “últimos três Europeus”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e Espanha formalizam candidatura para o Mundial de 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião