Palácio da Pena no top 10 da arquitetura mundial

O Palácio Nacional da Pena em Portugal está no oitavo lugar das obras arquitetónicas mais espantosas do mundo. Em primeiro lugar está o Estádio Nacional de Pequim, na China.

Por todo o mundo há edifícios que levam turistas e fãs de arquitetura a viajarem quilómetros e quilómetros só para os ver. De palácios a templos, este é o top 10 das obras arquitetónicas mais fantásticas do mundo, de acordo com o ranking da TDFK Trendyfikation. O Palácio Nacional da Pena, em Sintra, está nesta lista.

No topo da lista está o Estádio Nacional de Pequim, na China, mais conhecido como o Ninho das Aves que foi construído para os Jogos Olímpicos de 2008. O museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Brasil encontra-se na segunda posição da tabela. O museu, projetado por Oscar Niemeyer em 1996, é semelhante um OVNI e está empoleirado sobre a Baía de Guanabara.

A fechar o top três deste ranking está o Templo de Ayutthaya, na Tailândia, uma cidade hoje formada por ruínas a céu aberto. Na quarta posição está a obra Grande Cesta em Ohio que tem a forma de um grande cesto de madeira, seguido da Faculdade de estudos Islâmicos do Qatar, que é uma das arquiteturas mais icónicas do Qatar. O edifício combina espaços de aprendizagem e oração. Todo o complexo é sustentado por cinco colunas que simboliza os cinco pilares do Islão.

A Mesquita Shah no Irão ocupa a sexta posição do ranking. É considerado um dos edifícios mais espetaculares do mundo islâmico e a mesquita é decorada com azulejos em mosaico de sete cores e o interior é composto por milhões de pequenos espelhos.

No sétimo lugar da lista está a Casa Terracota, localizada na Colômbia. Foi construída em 2002 pelo ativista ambiental Octavio Mendoza Morales e é um projeto de construção que utilizou o barro como ingrediente principal.

E assim se chega a Portugal… O Palácio Nacional da Pena em Portugal está no oitavo lugar da lista. Os arquitetos Wilhelm Ludwig von Eschwege e Nicolau Pires construíram o castelo ornamentado em Sintra em 1836. O palácio está no topo da colina e foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e em 1995 foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Em nono lugar está o Kunsthaus Graz, localizado na Áustria, também conhecido como Museu de Arte Graz. Foi concebido por Peter Cook e Colin Fournier e concluído em 2003. No fim da lista, está o Metropol Parasol localizada em Sevilha, Espanha. Desenhada pelo arquiteto Jürgen Mayer a estrutura de madeira intitulada como a maior do mundo – dá sombra à Plaza de la Encarnación da cidade sevilhana.

Conheça o top 10 das obras arquitetónicas mais brilhantes do mundo

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Palácio da Pena no top 10 da arquitetura mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião