Mais de 4.300 utentes já reportaram resultados de autotestes na plataforma eletrónica

  • Lusa
  • 22 Junho 2021

Até segunda-feira, foram reportados 4.365 resultados de autotestes SARS-CoV-2 na plataforma eletrónica. Já ao SNS 24 foram reportados 2.425 resultados positivos ou inconclusivos.

Mais de 4.300 utentes já reportaram os resultados de autotestes à Covid-19 na plataforma eletrónica criada há um mês e 2.425 ao SNS 24, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Até segunda-feira, foram reportados 4.365 resultados de autotestes SARS-CoV-2 na plataforma eletrónica para reporte de resultados de autotestes SARS-CoV-2, que entrou em funcionamento no dia 20 de maio, no âmbito do regime excecional e temporário para a realização em autoteste de testes rápidos de antigénio por não profissionais.

Os dados avançados à agência Lusa referem também que Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS24 (808 24 24 24) registou, desde o dia 05 de abril, 2.425 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo ou inconclusivo.

Para os SPMS, o autoreporte tem sido “uma mais-valia” no combate à pandemia, defendendo ser “fundamental a sua integração, cada vez maior, com as várias ferramentas do SNS”.

Exemplificam com o reporte de sintomas na plataforma “Autoreport & Trace COVID-19”, desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde e pelos SPMS, que já recebeu registos de mais de 1,3 milhões de utentes.

“Tem tido um contributo inestimável no controlo epidemiológico”, sublinham na resposta à agência Lusa.

Os autotestes à covid-19 passaram a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, sendo a notificação dos seus resultados importante para monitorizar a atividade nacional de testagem, segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Até à criação da plataforma, desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e INSA, o reporte pelos cidadãos de resultados positivos ou inconclusivos apenas era possível através do SNS24.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 4.300 utentes já reportaram resultados de autotestes na plataforma eletrónica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião