Moody’s melhora perspetiva para o ramo Vida

  • ECO Seguros
  • 23 Junho 2021

Embora apontando para ambiente persistente de taxas de juro baixas, a agência de rating reviu as perspetivas para o mercado global de seguros de Vida.

A Moody’s Investors Service alterou outlook para o mercado global do ramo Vida de “Negativo” para “Estável.” A revisão dos analistas da agência de notação financeira segue-se a exercício recente, revendo de igual modo (para “Estável”), a avaliação às perspetivas de empresas deste ramo de negócio nos EUA no Japão, considerados dois entre os maiores mercados de seguros Vida do mundo, explicou a Moody’s.

O desagravamento do outlook também reflete melhor perspetiva de crescimento da indústria e a probabilidade mais reduzida de eventos extremos no curto prazo. Apesar do ambiente contínuo de taxas de juro baixas, a Moody’s espera que a indústria de seguros de Vida permaneça estável durante os próximos 18 meses, afirma um relatório da agência.

Projetando ambiente operacional global mais favorável, ajudado pela melhoria da saúde individual à medida que os programas de vacinação maciça (contra covid-19) ajudem a conter a propagação da pandemia, o Reino Unido, por exemplo, já denota sinais de estabilidade tanto na atividade operacional como ao nível das empresas individuais, o que se reflete em sólidos rácios de rentabilidade e solvência, indica a análise.

Noutros países, como Alemanha e Países Baixos, que se mantêm com perspetiva “negativa” as seguradoras de vida continuam a enfrentar pressões estruturais sobre a rentabilidade e a capitalização, conjugadas com “rendimentos ainda muito baixos”.

Mas, quando lista os fatores que sustentam a melhoria de outlook – de negativo para estável no mercado global de seguro Vida -, a Moody’s destaca sobretudo, que a recuperação na economia global apoiará o crescimento da indústria. A agência de rating prevê um crescimento do PIB do G20 (grupo das 20 economias mais industrializadas) de 6,1% em 2021 e 4,4% em 2022, depois da quebra de 3,2% no ano passado.

Uma “economia em crescimento“, ajudada pelo levantamento das restrições pandémicas na maioria das atividades económicas, “irá impulsionar a procura de produtos de seguros de vida“, afirma a agência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s melhora perspetiva para o ramo Vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião