BRANDS' CAPITAL VERDE Já pode receber as suas encomendas em embalagens reutilizáveis CTT

  • Capital Verde + CTT
  • 24 Junho 2021

O projeto-piloto acaba de arrancar em Lisboa e dirige-se aos clientes de e-commerce. As embalagens reutilizáveis são uma nova opção para quem está a vender mas também para o consumidor.

Os CTT vão arrancar com um projeto-piloto na cidade de Lisboa, em parceria com as marcas Näz e Sanjo, que permite que as compras online sejam acondicionadas em embalagens ECO reutilizáveis CTT, como alternativa às tradicionais embalagens de utilização única. O objetivo é reduzir a pegada carbónica associada à distribuição, procurando soluções sustentáveis disruptivas e incentivando a economia circular.

A Embalagem ECO Reutilizável CTT está direcionada aos clientes de e-commerce e apresenta-se como uma alternativa às caixas de cartão, sendo passível de ser introduzida múltiplas vezes na rede operacional dos CTT.

A Näz, marca de moda sustentável 100% portuguesa, e a Sanjo, marca portuguesa de calçado desportivo, são os primeiros parceiros do projeto, disponibilizando desde já esta alternativa aos seus clientes.

“Este projeto reposiciona-nos na liderança em matéria de gestão carbónica e de combate às alterações climáticas e reforça o programa de responsabilidade ambiental e social com vista a uma maior proximidade com as partes interessadas“, refere Maria José Rebelo, diretora de Sustentabilidade dos CTT em comunicado. “Ao permitir um sistema de reutilização, esta embalagem constitui um passo importante no apoio à transição para uma economia circular, com particular impacto num mercado em expansão como o do e-commerce. Fazemo-lo porque acreditamos que podemos influenciar positivamente aqueles que colaboram connosco e com quem interagimos na nossa cadeia de valor”, adianta a responsável.

A Embalagem ECO Reutilizável CTT é um projeto-piloto que arranca em parceria com as marcas portuguesas Näz e Sanjo.

Como funciona?

A Embalagem ECO Reutilizável CTT é um novo produto teste direcionado aos clientes de e-commerce, disponível em encomendas selecionadas das lojas online dos parceiros CTT. Assume-se como uma solução de embalamento alternativa às tradicionais caixas de cartão e embalagens de utilização única, tendo uma vida útil esperada de até 50 ciclos.

Ao subscrever este serviço, os e-sellers (vendedores) passam a ter acesso a embalagens reutilizáveis de forma a acondicionar os seus envios online. Já os e-buyers (consumidores) poderão ter a opção de usar esta nova solução de distribuição paralelamente às já existentes.

Se optar por este serviço, o consumidor terá de devolver a embalagem diretamente ao distribuidor no ato da entrega da encomenda, numa loja CTT ou num marco de correio (consulte aqui os elegíveis). Ao devolver a embalagem, para além de contribuir para uma distribuição mais sustentável, o consumidor é ainda recompensado com um voucher de desconto para utilização numa futura compra na loja online de origem da sua encomenda.

As embalagens ECO reutilizáveis CTT estão disponíveis em dois tamanhos.

5 razões para aderir à embalagem ECO Reutilizável CTT

Sabia que com 50 reutilizações da Embalagem ECO Reutilizável CTT, estará a evitar a emissão de cerca de 5 kg de CO2 para a atmosfera, o equivalente a uma viagem de automóvel de 50 km? Há uma mão cheia de razões para aderir a esta alternativa.

  1. Menos Embalagens. Com as embalagens reutilizáveis, serão necessárias menos embalagens, que servem apenas para uma única utilização.
  2. Reutilização. Cada embalagem tem uma vida útil média de 50 utilizações, isso significa menos 50 embalagens de utilização única. Ao devolver a embalagem, está a contribuir para este ciclo sustentável.
  3. 100% Reciclável. Quando terminar a sua missão, a Embalagem ECO Reutilizável CTT ganhará uma nova vida já que é totalmente reciclável.
  4. Menos Lixo. Menos embalagens de utilização única significam menos lixo associado à distribuição de encomendas.
  5. Mais Verde. A Embalagem ECO Reutilizável CTT é uma alternativa mais sustentável que a utilização de embalagens de utilização única.

Compromisso com a sustentabilidade

Os CTT têm a missão de assegurar o envolvimento e a comunicação com os stakeholders nas vertentes social, ambiental e de governação, promover os impactos positivos e minimizar os negativos com vista à preservação do planeta e da dignidade humana.

O grupo assume o compromisso de estar cada vez mais envolvido com a vertente de sustentabilidade, transversal a toda a sua atividade. Esta atitude materializa-se diariamente através da inovação de processos, produtos, tecnologia ao serviço da empresa e nas diversas iniciativas e apoios que geram valor para a comunidade. “As emissões carbónicas que resultam da sua atividade e que não se conseguem evitar, atualmente, para o Correio Verde e para a totalidade da oferta CTT Expresso, são alvo de compensação carbónica, tornando, assim, estas ofertas neutras em carbono”, explica Maria José Rebelo.

Este compromisso é atualmente um requisito de vários clientes CTT. “Há cada vez mais clientes a solicitarem e a exigirem a neutralidade carbónica dos serviços de entrega CTT. Há também clientes a solicitarem a oferta de serviços menos poluentes e mais eficientes, como por exemplo serviços de logística inversa, serviços estes que refletem uma oportunidade de negócio para os CTT”, acrescenta a diretora de sustentabilidade dos CTT.

A Embalagem ECO Reutilizável CTT pretende, neste sentido, responder a uma necessidade do mercado por soluções compatíveis com os objetivos de sustentabilidade de um grande grupo de empresas do tecido empresarial português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já pode receber as suas encomendas em embalagens reutilizáveis CTT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião