Regulador europeu admite que misturar vacinas é “seguro e eficaz”

  • ECO
  • 25 Junho 2021

O regulador europeu diz que a combinação da toma de duas vacinas de diferentes contra a Covid-19 é "segura e eficaz", apesar de referir que "não está em condições de fazer recomendações definitivas".

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) admite que a combinação da toma de duas vacinas de diferentes marcas contra a Covid-19 é “segura e eficaz”, apesar de sublinhar que “não está em condições de fazer recomendações definitivas”, avança a agência Efe (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Além disso, uma fonte do regulador europeu assinalou que a EMA está consciente de que as campanhas de vacinação de vários países optem por administrar uma segunda dose de vacina de outra marca contra a Covid face à primeira, aquilo que é conhecido como “vacinação heterogénea” e que “já se aplicou historicamente com outras vacinas”.

Em Portugal, a DGS recomenda que a vacina da AstraZeneca seja administrada apenas aos maiores de 60 anos. Além disso, para as pessoas abaixo dos 60 anos que levaram uma primeira dose da vacina da farmacêutica anglo sueca a indicação é para que tomem uma vacina com tecnologia de RNA mensageiro, ou seja, Pfizer ou Moderna. Além disso, o intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi reduzido de 12 para oito semanas para garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador europeu admite que misturar vacinas é “seguro e eficaz”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião