Tribunal rejeita providência do NB para receber 112 milhões do FdR

  • ECO
  • 28 Junho 2021

Tribunal considerou ser “manifestamente improcedente” a providência cautelar interposta pelo Novo Banco, indeferindo “liminarmente” o pedido para ser transferida já a verba de 112 milhões do FdR.

O Fundo de Resolução transferiu para o Novo Banco 317 milhões de euros, tendo retido 112 milhões por dúvidas em relação ao aumento em 2019 dos ativos ponderados pelo risco relativos à cobertura de taxas de juro das obrigações soberanas. O banco liderado por António Ramalho avançou com uma providência cautelar para tentar desbloquear essa verba, mas o Tribunal de Lisboa rejeitou-a.

De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), que consultou a decisão, o tribunal considerou ser “manifestamente improcedente” a providência cautelar interposta pelo Novo Banco, indeferindo “liminarmente” o pedido para ser transferida já a verba que elevaria a injeção para 429 milhões de euros. Este valor era, já de si, inferior aos 598 milhões solicitados pelo banco.

“A factualidade alegada não permite fazer um juízo, ainda que perfunctório, sobre o real impacto da falta desse capital nas contas do Novo Banco, nem no plano de reestruturação acordado [com Bruxelas], e por conseguinte sobre a sua gravidade”, diz o tribunal, assentando nesta perspetiva para indeferir a providência. A decisão já foi, contudo, alvo de recurso para a Relação por parte do Novo Banco.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal rejeita providência do NB para receber 112 milhões do FdR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião