Governo comparticipa a 100% até quatro testes rápidos à Covid-19 por mês

Cada português pode fazer quatro testes antigénio por mês, sendo a comparticipação de até 10 euros por teste. Medida arranca já esta quinta-feira.

Os testes rápidos de antigénio para detetar a Covid-19 realizados nas farmácias ou em laboratórios passam a ser comparticipados a 100% pelo Governo a partir de quinta-feira. Cada português pode fazer quatro testes por mês com um preço máximo de 10 euros cada um, segundo a portaria publicada em Diário da República esta quarta-feira.

Esta medida entra em vigor já esta quinta-feira, dia 1 de julho, e vai manter-se em vigor até ao dia 31 de julho deste ano, sem prejuízo da sua eventual prorrogação. Este regime não se aplica a utentes com o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias, os recuperados da infeção há menos de 180 dias e os menores de 12 anos.

Face ao aumento de novos casos por Covid-19, a Direção-Geral da Saúde quer “intensificar a realização de testes para deteção do SARS-CoV-2, realizados de forma progressiva e proporcionada ao risco, que contribuam para o reforço do controlo da pandemia Covid-19”.

Com esta medida o Governo pretende ainda “facilitar o acesso dos cidadãos à emissão do certificado digital, permitindo a obtenção de um resultado de teste às pessoas que ainda não reúnam condições para a emissão de certificado de vacinação, afastando assim constrangimentos financeiros resultantes da sua realização”, explica a portaria.

(Notícia atualizada às 14H31 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo comparticipa a 100% até quatro testes rápidos à Covid-19 por mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião