Governo marca eleições autárquicas para 26 de setembro

O Conselho de Ministros marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para dia 26 de setembro.

As eleições autárquicas de 2021 vão realizar-se a 26 de setembro. A decisão foi tomada esta quinta-feira pelo Governo.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a data de 26 de setembro para a realização das eleições gerais para os órgãos representativos das autarquias locais“, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A lei eleitoral das autárquicas define que o dia das eleições é marcado por decreto do Governo com a antecedência de pelo menos 80 dias de antecedência. Estas podem realizar-se entre 22 de setembro e 14 de outubro do respetivo ano, tendo sido escolhido o primeiro domingo desse período.

Na sexta-feira, citado pela Lusa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse, após reuniões com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), quer da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que havia uma preferência pelo dia 26 de setembro. Já das reuniões com os partidos saiu uma divisão entre dia 26 e o dia 10 de outubro.

“O Governo irá ponderar os argumentos aduzidos e certamente que no Conselho de Ministros da próxima semana, dia 01 de julho, tomará uma opção tendo em conta os argumentos apresentados, quer pelos partidos representados na Assembleia da República, quer pelas associações representativas dos municípios e das freguesias“, assinalou Cabrita nessa altura.

(Notícia atualizada às 17h08 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo marca eleições autárquicas para 26 de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião