Irmão de Berardo também é arguido. Há 12 suspeitos

  • ECO
  • 1 Julho 2021

Jorge Berardo é suspeito de ter ajudado o irmão a esconder património dos bancos que têm procurado executar dívidas de cerca de mil milhões de euros

Jorge Sabino Rodrigues Berardo, irmão de Joe Berardo, também está na lista dos 12 arguidos do caso que investiga a relação do empresário madeirense com a banca, avança o Expresso (acesso pago).

De acordo com o jornal, Jorge Berardo é suspeito de ter ajudado o irmão a esconder património dos três bancos (Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco) que procuram há anos executar dívidas de cerca de mil milhões de euros.

Joe Berardo e o seu advogado André Luís Gomes estão detidos esta terça-feira. Respondem pelos crimes de burla qualificada, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, falsidade informática, falsificação, abuso de confiança qualificada e descaminho ou destruição de objetos colocados sob o poder público.

Há mais três arguidos particulares que foram constituídos no âmbito desta investigação iniciada em 2016: Carlos Santos Ferreira (ex-presidente da Caixa e BCP), Fátima Câmara (contabilista na Madeira), e Sofia Catarino (vogal do conselho de administração da Associação de Coleções). O Observador noticiou que Renato Berardo, filho de Joe Berardo, também está na lista dos arguidos.

Além destes, foram ainda constituídos seis arguidos coletivos: Sociedade Luiz Gomes & Associados, Atram Sociedade Imobiliária S.A. (detida a 100% pela mulher de Berardo, Carolina), Associação Coleção Berardo, Associação de Coleções, Moagens e Associadas SA e Metalgest – Sociedade de Gestão, SGPS, SA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irmão de Berardo também é arguido. Há 12 suspeitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião