Vai de férias? Há um site que diz a evolução do vírus em cada região até 15 dias

A portuguesa Winning desenvolveu uma plataforma gratuita que permite aos portugueses acompanhar a evolução da Covid-19 por regiões e antecipar os próximos 15 dias.

A empresa portuguesa Winning criou uma plataforma que permite acompanhar a dispersão e evolução nacional do vírus SARS-CoV-2. Chama-se EU4COVID e permite ter uma análise diária, até 15 dias, por região, com uma visão demográfica, complexa e dinâmica da dispersão da Covid-19 bem como um modelo do risco.

Ao aceder ao site o utilizador seleciona a região pretendida e avalia a situação tendo em conta a probabilidade, suscetibilidade, perigosidade, vulnerabilidade e dano potencial. A ferramenta é gratuita e pode ajudar nas decisões simples de deslocação geográfica.

“Este projeto tem um contributo científico decisivo para fazer face ao atual estado da arte e para um combate mais eficaz e perentório à disseminação do vírus SARS-CoV-2. Caracteriza-se pelo avanço tecnológico, no sentido de estudar e conceber modelos de risco que possam responder às necessidades distintas das entidades de saúde públicas e privadas recorrendo a modelos com uma elevada capacidade de inferência e predição científica”, adianta Jorge Correia, sócio da Winning, citado em comunicado.

 

De acordo com a empresa, foi com base na disparidade geográfica do vírus entre as diversas NUTSIII de Portugal Continental que a Winning decidiu estudar, do ponto de vista científico, a dispersão da pandemia a nível nacional de modo a serem tomadas metidas mitigadoras que permitam a redução ou controlo da dispersão pandémica.

O Projeto EU-4COVID é cofinanciado pelo Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai de férias? Há um site que diz a evolução do vírus em cada região até 15 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião