Lisboa e Algarve são as regiões que têm menos pessoas com a vacinação completa

Em Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve, 33% da população já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19, abaixo da média de 36% do país.

Lisboa e Vale do Tejo e Algarve são as regiões do país com a menor fatia da população com a vacinação completa contra a Covid-19, de acordo com o relatório de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Em ambas as regiões, 33% da população já tomou as duas doses da vacina.

Olhando para o quadro geral do país, mais de 3,7 milhões de portugueses já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19, o correspondente a 36% da população portuguesa.

Em termos geográficos, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve contam com a menor percentagem de vacinação completa. Em ambas as regiões, 55% da população já iniciou a vacinação, enquanto um terço recebeu as duas doses. Em Lisboa, 3.124.728 doses foram administradas, no total, enquanto no Algarve foram 361.768.

Ainda assim, continua a verificar-se uma aceleração da vacinação em Lisboa e Vale do Tejo, que levantou preocupações e motivou a tomada de medidas como a abertura de mais um centro de vacinação. No espaço de uma semana, foram administradas 293.822 vacinas nesta região, isto, é o maior número em termos absolutos em todo o país.

Já o Alentejo e o Centro mantêm-se como as regiões do país com maior percentagem de vacinação, em primeira e segundas doses. No que toca à primeira dose, o Alentejo têm 60% da população vacinada, enquanto o Centro tem 59%. Já nas segundas doses esta percentagem cai para 43% no Alentejo e para 40% no Centro. No total, já foram administradas 462.173 vacinas no Alentejo e 1.597.618 no Centro.

Nos Açores, 52% das pessoas receberam primeira dose e 38% têm a vacinação completa, enquanto que na Madeira 54% recebeu a primeira dose e 40% têm já a vacinação completa. Já no Norte, mais de metade da população (55%) recebeu uma dose da vacina e 37% tem a vacinação completa.

Quanto às faixas etárias, os maiores de 80 anos são naturalmente aqueles com uma maior cobertura: 98% têm a vacinação iniciada, enquanto 94% já tomaram as duas doses. Na população entre os 65 e os 79 também já se tinha atingido os 98% com pelo menos uma dose, enquanto a proporção daqueles com a vacinação completa subiu para 75%.

entre os 50 e os 64 anos, 88% já receberam pelo menos uma dose da vacina, sendo que 59% estão já completamente imunizados. Nesta faixa etária, já 1.913.244 portugueses receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dos quais 1.281.540 completaram o processo de vacinação.

Na faixa etária dos 25 aos 49 anos verifica-se também um aumento do ritmo de vacinação, depois de ter começado a abrir progressivamente o auto-agendamento (está atualmente disponível a partir dos 27 anos). Já 1.501.693 pessoas deste grupo levaram a primeira dose (45%), das quais 534.840 completaram a vacinação (16%).

Veja o relatório de vacinação (dados até 4 de julho):

(Notícia atualizada às 20h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa e Algarve são as regiões que têm menos pessoas com a vacinação completa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião