Tem mais de 27 anos? Já pode agendar a vacina contra a Covid-19

O alargamento do auto-agendamento permite que as pessoas entre os 27 e os 30 anos, inclusive, possam também agendar a vacina contra a Covid-19. Até agora estava disponível para maiores de 30 anos.

As pessoas com idade igual ou superior a 27 anos podem, a partir desta segunda-feira, fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a Covid-19. Esta ferramenta permite escolher a data, bem como o local onde pretendem ser inoculados.

Esta informação consta já na página do Governo dedicada à Covid-19. Nesse sentido, este alargamento vai permitir que as pessoas entre os 27 e os 30 anos, inclusive, possam também agendar a vacina contra a Covid-19, já que até então o auto-agendamento estava disponível para os utentes com idade igual ou superior a 30 anos.

O auto-agendamento online para a toma da vacina contra a Covid-19 passa agora também a estar disponível para as pessoas entre os 27 e os 30 anos, inclusive.

Esta possibilidade surge, após a vacinação da faixa etária dos 18 aos 29 anos ter arrancado no domingo, também por ordem decrescente, e numa fase inicial por agendamento central. Se até agora, Portugal estava a administrar cerca de 100 mil vacinas por dia, a task force vai acelerar a vacinação durante as próximas duas semanas.

Tendo em conta a rápida disseminação da variante Delta da Covid-19, a entidade pretende inocular até 140 mil doses por dia, pelo que a meta é chegar às 850 mil inoculações por semana. Não obstante, o organismo liderado por Henrique Gouveia e Melo alerta que aceleração vai “aumentar imenso a pressão” sobre os centros, pelo que se espera um aumento do tempo de espera nos centros de vacinação.

Ao ritmo atual, e de acordo com a estimativa mais recente apresentada por Gouveia e Melo, poderá ser possível chegar à meta de 70% das pessoas com pelo menos uma dose no arranque de agosto. A meta dos 85%, apontando como a que permite a imunidade de grupo à luz das novas variantes do vírus, pode ser alcançada em “meados de setembro”. A variante Delta, associada à Índia e que se estima ser cerca de 60% mais transmissível que o vírus original, é já responsável por 70% dos novos casos identificados em território nacional.

Lançada a 23 de abril, esta ferramenta permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e, caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

Em Portugal, há já mais de 5,3 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 52% da população), dos quais mais de 3,2 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (32% da população), de acordo com o último relatório divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal já ultrapassou a fasquia das nove milhões de doses administradas.

(Notícia atualizada às 17h41)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem mais de 27 anos? Já pode agendar a vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião