JM em silêncio sobre potencial compra de cadeia de super na Colômbia

Imprensa colombiana dá como certa negociações entre a Jerónimo Martins e a cadeia de hard discount Justo & Bueno, em processo de reestruturação.

A Jerónimo Martins estará em negociações para a compra da cadeia Justo & Bueno na Colômbia, mercado onde o grupo português está presente com a cadeia de supermercados Ara. O retalhista alimentar não comenta uma eventual operação.

“O Grupo não comenta potenciais operações de M&A (fusões e aquisições)”, reagiu fonte oficial do grupo Jerónimo Martins ao ECO, mas na imprensa local a negociação entre o retalhista alimentar português para a compra/fusão com a Justo & Bueno é dada como certa, num momento em que a cadeia de hard discount colombiana atravessa um processo de reorganização empresarial, com vista à proteção dos colaboradores, credores e parceiros, face à difícil conjuntura colocada pelo impacto da pandemia.

A Justo & Bueno – um dos principais operadores do país no retalho alimentar de hard discount – tem 1.300 lojas na Colômbia em 310 municípios, operando ainda cerca de 100 espaços no Panamá e outros 30 no Chile, depois da compra da rede Erbi no início do ano passado.

A presença em outros mercados da Justo & Bueno é, de resto, apontada na imprensa local como sendo uma dos atrativos para a Jerónimo Martins avançar numa eventual aquisição.

As duas empresas não comentam esta informação. “Por questões de confidencialidade não podemos revelar informação”, disse fonte oficial da Justo & Bueno citada pela publicação de economia Portafolio, embora reconhecendo que as alternativas para a empresa passam pela reestruturação,” pela capitalização até à venda total ou parcial da empresa com vários candidatos.”

Na Colômbia desde 2013, a Jerónimo Martins tem atuado neste mercado latino-americano através da cadeia Ara, onde detinha até ao final do ano passado 663 lojas.

Até março, a Ara tinha registado 237 milhões de euros de vendas (+0,6%), tendo reforçado a rede de lojas com 26 novos espaços. Na Colômbia o grupo português investiu 12 milhões de euros, de um total de 78 milhões investidos até março nos três mercados onde a Jerónimo Martins atua.

Neste ano, o grupo conta investir cerca de 700 milhões de euros – dos quais 60% serão absorvidos pela operação na Polónia – prevendo a adição de 100 nova localizações à rede de lojas Ara, na Colômbia.

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