Volkswagen vai construir fábrica de baterias em Espanha

"Pretendemos construir a terceira gigafábrica em Espanha", diz a VW. Fábrica espanhola será a terceira do grupo, que terá outras unidades na Suécia e na Alemanha.

A Volkswagen já escolheu onde irá construir a nova fábrica de baterias para alimentar a eletrificação dos seus automóveis. França, Portugal e Espanha tinham sido apontados como destinos potenciais, mas a “candidatura” lusa não passou disso mesmo, com a fabricante alemã a decidir-se por terras de nuestros hermanos.

“Estamos a impulsionar a nossa estratégia de baterias e pretendemos construir a terceira gigafábrica em Espanha. Este local permitiria um abastecimento altamente seguro para a produção planeada de veículos elétricos em Espanha”, diz Thomas Schmall, responsável de tecnologia do Conselho Executivo do Grupo Volkswagen e CEO da Volkswagen Group Components.

Tal como as duas primeiras fábricas previstas para a Suécia e a Alemanha, que devem arrancar em 2023 e 2025, respetivamente, “planeamos construir a potencial gigafábrica em conjunto com um parceiro estratégico”, afirma o responsável. “Na sua fase final, no fim da década, a fábrica poderá ter uma capacidade anual de 40 gigawatts-hora”, remata o também presidente do Conselho de Administração da Seat.

Para esse objetivo, o CEO da Seat, Wayne Griffiths, diz que vão candidatar-se “para participar no PERTE anunciado pelo Governo espanhol”. “O nosso objetivo é cooperar com o governo para transformar o país num polo europeu de mobilidade elétrica e a fábrica Seat em Martorell numa fábrica de veículos 100% elétricos”, refere o responsável, citado em comunicado.

A gigante germânica, que está a apostar cada vez mais nos modelos elétricos e eletrificados, “pretende fazer de Espanha um pilar estratégico nos seus planos globais de eletrificação”, relegando para segundo plano outras geografias que chegaram a ser aventadas, como Portugal. “O Grupo Volkswagen e a Seat estão dispostos a cooperar com o Governo espanhol para transformar o país num polo líder de mobilidade elétrica”, remata Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen vai construir fábrica de baterias em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião