BPI, ”la Caixa” e FCT destinam mais de 2,5 milhões de euros para desenvolvimento do interior de Portugal

A 3.ª edição do Promove vai apoiar dez projetos-piloto, seis ideias inovadoras e três projetos de investigação e desenvolvimento mobilizadores, com foco no desenvolvimento do interior.

O BPI, a Fundação “la Caixa” e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vão apoiar dez projetos-piloto, seis ideias inovadoras e três projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) mobilizadores no âmbito da terceira edição do programa Promove. A atribuição conjunta de apoios a fundo perdido supera os 2,5 milhões de euros e resulta do acordo celebrado em 17 de junho de 2020, em que a FCT se comprometeu a igualar o valor dos recursos que a Fundação “la Caixa” viesse a alocar aos projetos vencedores.

“Criado em 2018, o Programa Promove tem o objetivo de estimular iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas regiões”, lê-se em comunicado.

Além do concurso destinado a projetos-piloto inovadores e do concurso de ideias destinado a estudantes de instituições de ensino superior, a parceria com a FCT resultou na abertura de uma nova linha de apoio a projetos de I&D mobilizadores, que visa a promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação em domínios estratégicos definidos pelo Governo português para a valorização das regiões do interior, incluindo águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional.

Ao todo foram recebidas 68 candidaturas de projetos-piloto, uma subida superior a 50% face a 2019, 14 propostas de ideias e 16 candidaturas à nova linha de projetos I&D mobilizadores. “Após a avaliação das candidaturas apresentadas às duas linhas de projetos, baseada em critérios de qualidade, inovação, impacto no território, sustentabilidade e potencial de desenvolvimento, o júri do programa Promove selecionou dez projetos-piloto e três projetos I&D mobilizadores de centros de investigação, distribuídos pelas regiões norte, centro e Alentejo.”

Foram também selecionadas seis ideias apresentadas por estudantes de universidades ou politécnicos do norte, centro e Alentejo, com base em critérios relacionados com a sua qualidade e exequibilidade, o grau de inovação e o potencial contributo para o desenvolvimento do território.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI, ”la Caixa” e FCT destinam mais de 2,5 milhões de euros para desenvolvimento do interior de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião