Fotos de telemóvel resolvem sinistro automóvel em 5 minutos

  • ECO Seguros
  • 22 Julho 2021

O DAT Group lançou em Portugal um software que faz esquecer agendamentos de peritagens e sucessivas visitas a oficinas. App no telemóvel do segurado analisa os danos e permite escolher o que fazer.

 

O novo software identifica e analisa os danos permitindo resposta imediatas aos segurados.

O Grupo DAT acaba de lançar em Portugal o seu software de inteligência artificial para analisar danos de um automóvel causados por acidentes e desgaste. O software de IA (Inteligência Artificial) DAT7XM utiliza fotografias para detetar peças danificadas e diferentes tipologias de danos.

Para Hugo Baptista, Business Development Manager da DAT Ibérica, filial da alemã DAT Group -que está em Portugal desde 2018-, “o software permite automatizar até 65% do processo de gestão de sinistros com um tempo de resposta de resolução final e apresentação de proposta ao segurado ou cliente inferior a 5 minutos”. Segundo o gestor, este software apresenta “uma viragem na ótica da gestão no sentido que permite que seja o business inteligence do próprio cliente a configurar o sistema de forma a que o resultado final seja o mais próximo possível à realidade do cliente e ao seu modus operandi”.

Exemplificando, Hugo Baptista explica a situação do sinistro mais comum em Portugal, um toque entre duas viaturas sem consequências para a sua capacidade de circular. Este software da DAT “permite que o segurado imediatamente tome as fotos da sua viatura sinistrada e consoante as regras definidas que poderão ser desde a localização GPS, à marca e modelo da viatura, a apólice do segurado, à própria telemetria e quilometragem da viatura, tomar em consideração as regras previamente definidas num workflow para tomar a melhor decisão”.

Ainda segundo o gestor, este novo produto aumenta a capacidade de resposta e rapidez na resolução de um sinistro. Destaca a ótica do cliente que vê “uma situação por norma desagradável e demorada, com agendamentos de peritagens, visitas a oficinas, deslocações e contactos diretos, substituída por uma ferramenta no seu próprio telemóvel que permite obter resposta em menos de 5 minutos”. Do lado das vistorias, Hugo Baptista salienta que a ferramenta da DAT “permite verificar se a viatura a segurar tem danos, quais os custos de reparação e qual o valor atual de mercado em menos de 5 minutos, podendo assim apresentar uma proposta de seguro em tempo record ao cliente”.

O produto é dirigido principalmente às seguradoras na vertente regularização de sinistro e de vistorias mas a empresa lembra que também interessa às empresas de leasing e renting para retornos e buy-back, e aos concessionários numa ótica de gerador de leads para reparações e retomas.

O DAT7XM teve um lançamento de produto “bem sucedido” em Itália e na Alemanha, afirma a DAT e está em implantação simultânea noutros países. Já está disponível em Portugal.

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