Mais de metade dos portugueses já tem vacinação completa contra a Covid-19

Foi alcançado um novo marco no processo de vacinação: mais de metade (52%) dos portugueses já tem a vacinação completa.

5.389.935 portugueses (quase 5,4 milhões) já têm a vacinação contra a Covid-19 completa, o correspondente a 52% da população portuguesa, de acordo com o relatório de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Este é um novo marco do processo de vacinação em Portugal, dado que na semana passada a percentagem da população totalmente vacinada ainda não ultrapassava os 50% (estava nos 47%).

A percentagem da população com pelo menos uma dose administrada também deu um salto, passando de 64% para os 67%. No total, 6.865.047 (quase 6,9 milhões) já receberam pelo menos uma dose de uma vacina contra a Covid-19, um número que inclui todas as pessoas que têm a vacinação completa, nomeadamente quem recebeu a vacina da Janssen de uma só toma.

Na análise por regiões e olhando para a população totalmente vacinada, a Madeira tem o pior desempenho com 50%, seguindo-se o Norte e Lisboa e Vale do Tejo com 51%. Depois surge o Algarve com 52% e os Açores com 53%. O melhor desempenho é do Centro com 56% e do Alentejo com 58%.

Olhando para a população com pelo menos uma dose, o pior desempenho é dos Açores com 61%, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo com 65%. Nesta ótica, as restantes regiões estão com níveis semelhantes de vacinação, entre os 66% e os 68%.

Relatório de vacinação de 27 de julho:

A discriminação por grupos etários mostra que 99% das pessoas com idades de 65 anos em diante, a faixa etária com maior vulnerabilidade, têm agora pelo menos uma dose. A percentagem desta faixa etária com vacinação completa é de 96% para os maiores de 80 anos e de 94% para os que têm entre 65 e 79 anos. Entre os 50 e os 64 anos, 93% já tiveram pelo menos uma dose administrada e 82% já têm a vacinação completa.

Nos menores de 50 anos o processo ainda está longe destes números uma vez que a sua vacinação começou mais tarde, mas o ritmo de aumento é significativo. Entre os 25 e os 49 anos, há 72% da população com pelo menos uma dose, o que compara 66% há apenas uma semana, e há 40% com a vacinação completa, o que compara com 30% apenas há uma semana.

Entre os 18 e os 24 anos, há 15% com pelo menos uma dose e 9% com a vacinação completa. Recorde-se que, apesar de a vacinação já estar aberta para os maiores de 18 anos, ainda não está disponível o auto agendamento em toda esta faixa etária.

Portugal já recebeu um total de 12.886.770 doses de vacinas contra a Covid-19, e distribuiu, até ao momento, 12.043.017 doses, segundo o relatório.

(Notícia atualizada às 19h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de metade dos portugueses já tem vacinação completa contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião