VidaCaixa. Dona da BPI VeP reforça quota ibérica para 33%

  • ECO Seguros
  • 4 Agosto 2021

O património gerido pela BPI Vida e Pensões cresceu 1% nos últimos 12 meses. O volume de prémios e captação de poupança pelo grupo espanhol alcançou 5,27 mil milhões de euros até junho.

A seguradora VidaCaixa, entidade do grupo CaixaBank e detentora de 100% da BPI Vida e Pensões (BPI VeP), fechou o primeiro semestre com lucro de 358,7 milhões de euros, mais 11,6% face ao resultado líquido consolidado um ano antes e a refletir ampliação de carteiras de negócio (Bankia) e desempenho em produtos poupança e crescimento em prémios.

O volume de prémios e captação de poupança cresceu acima de 17% e ascendeu a cerca de 5,27 mil milhões de euros. Por áreas de negócio, prémios de seguro e coleta em produtos de poupança representaram 4,6 mil milhões de euros (+21,1%), com maior peso do segmento ‘planos individuais,’ a representar 3,87 mil milhões e a crescer 20,2%. Por seu lado, o volume de prémios de Vida-risco diminuiu 3,4%, para 660,9 milhões de euros.

Segundo detalha em comunicado, a entidade superou o limiar de 100 mil milhões de euros de património gerido (+8,8% em variação homóloga). Do montante total, os seguros de Vida correspondem a cerca de 58,9 mil milhões de euros e 34,26 mil milhões a planos de pensões e EPSV (entidades de previsión social voluntaria). Os restantes 7 551 milhões de euros correspondem a património gerido pela BPI VeP, que cresce 1% praticamente estabilizada face ao que lhe era atribuído em junho de 2020.

A VidaCaixa reafirma liderança nos rankings (seguros de Vida e pensões) com quota de 32,7%. Quanto à carteira de planos de pensões (que já considera a consolidação do negócio do Bankia pelo CaixaBank, após fusão), a entidade ostenta 33,7% do total do sistema (planos individuais e coletivos). Estes indicadores comparam favoravelmente com a quota de mercado em igual semestre no ano precedente, altura em que a VidaCaixa detinha 31,9% to total de prémios e 26% do património nos planos de pensões.

A coleção de planos de pensões do grupo evidencia rentabilidade média de 13,8% nos últimos 12 meses, acima dos 11,4% do conjunto de planos de reforma do sistema individual em Espanha, detalha informação da entidade catalã.

O grupo, cuja carteira ultrapassa cinco milhões de clientes Espanha e Portugal, desembolsou aproximadamente 2,5 mil milhões de euros em prestações no semestre, fechado com a margem de solvabilidade a fixar-se em 177%, a subir 11 pontos base no rácio de capital (Solvência II).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

VidaCaixa. Dona da BPI VeP reforça quota ibérica para 33%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião