Abandono escolar em Portugal ficou abaixo da média da UE em 2020

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Agosto 2021

Segundo a análise do Eurostat à educação nos países da UE, Portugal conseguiu melhores resultados que a média europeia no abandono escolar e na conclusão do ensino superior entre os 25 e os 34 anos.

Portugal ficou, pela primeira vez, abaixo da média europeia de abandono escolar precoce, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat. Em 2020, 8,9% dos jovens deixaram os estudos, menos um ponto que a média europeia (9,9%),

Além de Portugal, outros 18 Estados-membros tiveram uma menor taxa de abandono escolar em 2020 que a média europeia. Apenas Alemanha, Bulgária, Chipre, Espanha, Hungria, Itália, Malta e Roménia tiveram uma taxa superior a 9,9%. Desde 2015, a média europeia de abandono escolar baixou 1,1 pontos percentuais.

As estatísticas sobre a qualidade da educação nos países membros da UE, relativas ao ano passado, analisaram ainda dois outros indicadores, nos quais Portugal voltou a ter melhor média que o bloco comunitário. Com 41,9% de população entre os 25 e os 34 anos com diploma do ensino superior, a média nacional ficou 1,4 pontos percentuais acima da média europeia (40,5%, mais quatro pontos percentuais desde 2015). Abaixo da média da UE ficaram nove países: Alemanha, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Hungria, Itália, Malta, República Checa e Roménia.

Quanto à participação de adultos entre os 25 e os 64 anos em atividades de aprendizagem ao longo do ano de 2020, a média nacional fixou-se nos 10%, o que significa um decréscimo de meio ponto percentual relativamente a 2019. No entanto, também neste indicador Portugal fica acima da média europeia, que foi de 9,2% (menos 0,9 pontos percentuais desde 2015).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abandono escolar em Portugal ficou abaixo da média da UE em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião