IGCP cancela leilão de dívida pública da próxima semana

A agência que gere a tesouraria e a dívida pública decidiu cancelar um leilão de Bilhetes do Tesouro que estava programado para quarta-feira, com maturidades de 3 e 11 meses.

O IGCP decidiu cancelar o leilão de Bilhetes do Tesouro (BT) programado para a próxima quarta-feira, 18 de agosto. A emissão de dívida abrangia maturidades de 3 e 11 meses.

“O IGCP decidiu não realizar, no próximo dia 18 de agosto, o leilão de BT referentes às linhas de 3 e 11 meses”, avançou a agência liderada por Cristina Casalinho. Não é dada qualquer justificação para a decisão.

Com esta emissão de dívida de curto prazo, a agência que gere a tesouraria do Estado e a dívida pública pretendia levantar um montante indicativo entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros.

O próximo leilão de BT está programado para 15 de setembro de 2021, com o qual o IGCP pretende obter entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros em títulos com maturidade de 6 e 12 meses.

O último leilão destes títulos foi realizado a 21 de julho. O IGCP emitiu 1.000 milhões de euros em obrigações com maturidade em julho de 2022.

Não é a primeira vez no passado recente que o IGCP decide cancelar um leilão de dívida. A 21 de outubro de 2020, a agência cancelou uma emissão de 1.250 milhões a curto prazo. Na altura, operadores atribuíram a decisão a uma situação de excesso de liquidez.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP cancela leilão de dívida pública da próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião