Fundo soberano da Noruega rende 9,4% até junho

O maior fundo soberano do mundo rendeu o equivalente a quase 95 mil milhões de euros no primeiro semestre, à boleia dos investimentos em ações e imobiliário. Carteira vale 1,12 biliões.

O Norges Bank, fundo soberano da Noruega, rendeu 9,4% no primeiro semestre. A carteira de investimentos engordou com a valorização das ações ligadas ao setor financeiro e da energia, de acordo com a MarketWatch.

O rendimento daquele que é o maior fundo soberano do mundo representa uma mais-valia de 990 mil milhões de coroas norueguesas. Cerca de 94,99 mil milhões de euros.

No final de junho, o fundo acumulava ativos no valor total de 11,67 biliões de coroas, o que equivale a quase 1,12 biliões de euros.

O montante estava distribuído da seguinte forma: 72,4% em ações, 25,1% em obrigações, 2,4% em imobiliário e 0,4% em infraestruturas de energia renovável não listadas em bolsa.

Nos primeiros seis meses de 2021, os investimentos acionistas do fundo renderam 13,7% e o imobiliário rendeu 4,6%. Em sentido inverso, o Norges Bank perdeu 2% com os investimentos obrigacionistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo soberano da Noruega rende 9,4% até junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião