AEP admite que empresas exijam vacina na contratação de trabalhadores

  • ECO
  • 24 Agosto 2021

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) admite que as empresas poderão ter a vacinação como requisito de contratação de novos trabalhadores, de forma a reduzir o risco no trabalho.

A vacina contra a Covid-19 poderá fazer a diferença na hora de encontrar um emprego. Para o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), as empresas poderão exigir a vacinação na contratação de pessoal.

“Podem, em termos de contratação de novos recursos, ter nos seus requisitos a opção de contratar pessoas que melhor contribuem em termos de saúde pública para um maior bem-estar e menor risco na empresa”, disse Luís Miguel Ribeiro, citado pela RTP. “É uma questão de razoabilidade e de bom senso”, acrescentou.

O líder da AEP lembra que a vacinação reduz de forma substancial a possibilidade de doença grave, contribuindo assim para a queda do absentismo no trabalho.

“Claro que uma empresa, se contratar pessoas que optam por não ter a vacina, sabem que estão a contratar pessoas que podem trazer riscos acrescidos”, afirmou, considerando que contratar um trabalhador que não foi vacinado poderá representar prejuízos para a empresa.

Portugal encaminha-se para ter 85% da população completamente vacinada contra a Covid-19, sendo um dos países com taxa de vacinação mais elevada em todo o mundo.

A questão da vacinação poderá levantar questões legais, uma vez que a vacina não é obrigatória, sendo apenas recomendada, e também porque não existe regulamentação concreta em relação a esta matéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AEP admite que empresas exijam vacina na contratação de trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião