Axa vende operações de seguros em Singapura ao grupo HSBC

  • ECO Seguros
  • 24 Agosto 2021

O desinvestimento, à semelhança de outros que a seguradora tem concretizado, segue a estratégia que implementou em 2017, para se focar em mercados e segmentos onde a Axa detém posições únicas.

O grupo AXA (Axa) acordou vender as atividades de seguros em Singapura por cerca de 487 milhões de euros (575 milhões de dólares americanos). A entidade adquirente é a HSBC Insurance (Asia-Pacific) Holdings Ltd, filial integralmente detida pelo grupo bancário Hong Kong and Shanghai Banking Corporation Limited (HSBC).

“A transação marca uma nova etapa na estratégia de simplificação do grupo Axa,” diz num comunicado Gordon Wtason, diretor geral da Axa para Ásia e África, recordando que a companhia tem estratégia focada em mercados onde se posiciona com dimensão e segmentos que, desde 2017, passou a privilegiar: saúde; coberturas de acidentes (linhas comerciais) e previdência. Nesse sentido, desde 2020, o grupo francês vendeu operações na Grécia, desinvestiu na Polónia e em outros países.

Já este ano, cedeu atividades na Malásia e, no ano passado, também alienou negócios na região do Golfo. Nos últimos quatro anos, a companhia realizou mais de 10 operações de desinvestimento, incluíndo mercados como Reino Unido e Alemanha.

A venda da Axa Insurance Pte Ltd (Axa Singapour) não inclui as operações que têm localmente a AXA XL, AXA France, AXA Partners, MAXIS et AXA Global Healthcare, esclarece o grupo segurador francês em comunicado.

A Axa Singapour, 8ª no ranking do ramo Vida (com 2% de quota) e 5ª no ranking de seguradoras que, na cidade-Estado, cobrem acidentes (com 4% do mercado), a francesa opera um milhão de clientes a quem distribui produtos Vida e poupança, Saúde e Acidentes, através de rede de agentes e parceiros locais. Em 2020, a Axa Singapour realizou perto de 580 milhões de euros de receitas e 20 milhões de resultado operacional, indica a informação no site do grupo Axa.

O desinvestimento deverá gerar impacto negativo de 160 milhões de euros no resultado líquido anual do grupo Axa. Contando que a venda obtém as devidas autorizações regulamentares, a transação deverá estar concluída no último trimestre de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Axa vende operações de seguros em Singapura ao grupo HSBC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião