Inundações na Alemanha vão custar sete mil milhões de euros às seguradoras

  • Lusa e ECO Seguros
  • 25 Agosto 2021

As inundações que a Alemanha sofreu em meados de julho custaram aos seguros alemães cerca de 7 000 milhões de euros, segundo reavaliação da associação alemã de seguradores.

Estamos agora a calcular uma indemnização por seguro de cerca de sete mil milhões de euros”, revelou Jörg Asmussen, diretor executivo da Associação Alemã da Indústria de Seguros (GDV, na sigla em alemão).

Asmussen havia dito, há uma semana, que os seguros relacionados com as inundações estariam entre 4,5 mil milhões e 5,5 mil milhões de euros.

Da nova verba de sete mil milhões de euros, 6,5 mil milhões correspondem a danos em habitações, mobiliário e utensílios domésticos e comércios, e cerca de 450 milhões a danos em automóveis. “A progressiva admissão e regularização dos danos mostra a dimensão deste evento extremo”, disse o responsável.

As seguradoras preveem cerca de 250 mil processos de danos, dos quais 200 000 são sinistros em residências, móveis e utensílios domésticos e comércios, e até 50 mil em automóveis. “As seguradoras continuam a trabalhar sob muita pressão para ajudar rapidamente as pessoas afetadas”, acrescentou ainda Asmussen.

A tempestade “Bernd” atingiu parte da Alemanha entre 13 e 18 de julho, com fortes chuvas e inundações, especialmente na Renânia-Palatinado e na Renânia do Norte-Vestfália, mas também na Baviera e na Saxónia.

O dano total dessa tempestade é muito maior do que essas estimativas porque nem todos os edifícios estão segurados contra todos os desastres naturais. A maioria dos edifícios na Alemanha tem seguro contra tempestades e granizo, mas apenas 46% têm seguro contra danos causados por chuvas fortes ou inundações.

As cheias de julho, na Alemanha, provocaram mais de 180 mortos. A justiça alemã disse vai investigar suspeitas de falhas na gestão do sistema de alertas e da retirada dos habitantes, para iniciar eventuais processos criminais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inundações na Alemanha vão custar sete mil milhões de euros às seguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião