Mota-Engil passa de prejuízos a lucros de 8 milhões

Construtora apresentou resultados positivos na primeira metade do ano. O EBITDA cresceu, mas as receitas caíram, isto apesar de Portugal se ter destacado pela positiva.

A Mota-Engil voltou aos lucros. Depois dos prejuízos de 5 milhões na primeira metade de 2020, apresentou um resultado líquido de 8 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano.

O “EBITDA subiu 25% em termos homólogos para 181 milhões de euros, impulsionado por uma maior eficiência operacional em todas as regiões e por um efeito one-off na atividade de A&S”, diz empresa. O volume de negócios ascendeu a 1.138 milhões de euros até junho, um recuo de apenas 2%.

A Europa contribuiu com 455 milhões de euros para as receitas da empresa liderada por Gonçalo Moura Martins, apresentando sensivelmente o mesmo nível do ano passado. A Mota-Engil destaca Portugal, onde o volume de negócios cresceu 8%.

Portugal foi o “maior mercado de Engenharia e Construção no grupo ao fim de muitos anos, ultrapassando o México e Angola”, nota a companhia, salientando que as receitas em África registaram uma quebra de 16% para 325 milhões, isto enquanto a América Latina cresceu 10% para 336 milhões de euros.

Carteira de encomendas em recorde

A empresa de construção salienta o forte aumento da carteira de encomendas. Apresenta um crescimento de 22% para um valor que, diz, é o mais elevado de sempre.

Alcançou um “carteira de encomendas recorde: 7.394 milhões de euros com uma maior relevância dos contratos de longo-prazo”, diz em comunicado enviado à CMVM. A “carteira em África subiu 1.515 milhões no semestre no seguimento da adjudicação do contrato ferroviário de Kano-Maradi (Nigéria)”, destaca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil passa de prejuízos a lucros de 8 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião