Nas notícias lá fora: Covid-19, preço da luz e CaixaBank
Os surtos de Covid-19 sobem em escolas dos EUA que reabriram mais cedo. Em Espanha, há um plano para baixar o preço da luz e o CaixaBank vende proporcionalmente 9,4% da Bizum a todos os bancos.
O líder de uma das maiores fornecedoras de chips defende que, para viver com a Covid-19, terá de se agir de modo diferente em vez de encerrar operações e fazer quarentenas face a novos surtos. Ainda no capítulo da pandemia, nos EUA, os estados que reabriram as escolas mais cedo estão a enfrentar surtos de Covid-19, derivados da variante Delta de rápido contágio. Em Espanha, o Governo prepara um “grande plano” para fazer diminuir os preços recorde da eletricidade, enquanto o processo de alienação da participação excedente do CaixaBank na Bizum, que ascende a 9,4%, continua a avançar. As fábricas alemãs tiveram um aumento inesperado de encomendas em julho, após um aumento expressivo na procura pela exportação de navios.
Expansión
Governo espanhol diz ter “grande plano” para baixar preço da luz
A ministra da Energia de Espanha, Teresa Rivera, revelou ao Expansión que o Executivo espanhol tem um “grande plano” para baixar os preços da eletricidade e reformar o setor. “Até agora, temos feito muito bem em criar um clima favorável ao investimento no setor energético em Espanha, mas precisamos que o consumidor esteja connosco e também que perceba que o esforço que estamos a fazer se traduz numa redução do custo da eletricidade”, afirmou.
Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)
Financial Times
Gigante dos chips diz que novos surtos de Covid-19 serão “habituais”
Hidetoshi Shibata, líder da Renesas, um dos maiores fornecedores mundiais de chips para automóveis, disse que é preciso “pensar em como viver com a Covid-19”, o que significa “fazer as coisas de forma diferente em vez de encerrar operações e fazer quarentenas cada vez que há um aumento de novos casos”. Os novos surtos da pandemia colocaram um desafio à aquisição do grupo japonês por 4,8 mil milhões de euros da Dialog Semiconductor, pois Shibata ainda não pôde encontrar-se fisicamente ou visitar nenhum dos executivos e escritórios do fornecedor da Apple desde que chegou a um acordo virtualmente em fevereiro.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)
The Wall Street Journal
Casos de Covid-19 em crianças aumentam em estados onde as escolas abriram mais cedo
A recente disseminação da variante Delta, altamente contagiosa, desorganizou os planos de regresso às aulas, levando temporariamente dezenas de milhares de alunos nos Estados Unidos de volta à escola virtual ou a interromper completamente o ensino. Contudo, as consequências sentiram-se. Desde o início do ano letivo, no final de julho, pelo menos mil escolas em 31 estados fecharam por causa do aumento de casos nos alunos, de acordo com o Burbio, um serviço de dados que está a monitorizar o encerramento das escolas em 1.200 distritos do país. A maioria das escolas do Mississipi, por exemplo, abriram no início de agosto e, desde então, quase 14.000 alunos testaram positivo à doença.
Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês)
Bloomberg
Encomendas a fábricas alemães impulsionadas pela procura estrangeira por navios
As encomendas às fábricas alemãs aumentaram inesperadamente em julho, depois de um aumento expressivo na procura pela exportação de navios. Os pedidos cresceram 3,4% face a junho, acima das previsões dos economistas, que apontavam para uma queda de 0,7%. Estes dados mascaram, contudo, as dificuldades crescentes que os fabricantes alemães têm sentido com a cadeia de fornecimento, numa altura em que há escassez de matéria-prima e congestionamentos no transporte.
Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)
Cinco Días
CaixaBank vende 9,4% da Bizum a todos os bancos de forma proporcional
O processo de alienação da participação excedente do CaixaBank na Bizum, que ascende a 9,4%, continua a avançar. Em agosto, as ações que o banco detém foram atribuídas a cada uma das entidades que manifestaram interesse em aumentar a sua participação na plataforma de pagamentos, o que equivale a praticamente todos os bancos espanhóis, à exceção de cinco de muito pequenas dimensões. As entidades compradoras poderiam adquirir uma percentagem máxima destes 9,4% do CaixaBank.
Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Covid-19, preço da luz e CaixaBank
{{ noCommentsLabel }}