Governo ainda não negociou com a esquerda mexidas nos escalões de IRS

  • ECO
  • 9 Setembro 2021

Governo prometeu negociar com a esquerda o próximo Orçamento do Estado, mas mexidas nos escalões do IRS ainda não foram discutidas.

O Governo já adiantou que vai mexer nos escalões do IRS, mas a esquerda, com quem o Executivo prometeu negociar o próximo Orçamento do Estado (OE) diz ainda não ter sido ouvida quanto a essa medida. De acordo com o Observador (acesso pago), os partidos foram ouvidos antes das férias e António Costa já avançou com pormenores mesmo ainda sem negociar, apesar de ter ligado a medida às conversas com a esquerda.

O primeiro-ministro quer mexer nos terceiro e sexto escalões de IRS, adiantando que o Governo está a fazer um “trabalho muito sério” para avançar com essa medida. Mas as negociações ainda não aconteceram. Do lado do Bloco de Esquerda, a resposta é de que o Executivo “não” apresentou essa proposta nas reuniões setoriais que já existiram nos últimos dias. Já do lado do PCP, essas conversas nem sequer estarão para breve, uma vez que o partido garante não ter “nenhuma reunião marcada” nem se sentar à mesa com o Governo desde julho.

Quanto à aceitação desta medida, o Bloco diz concordar com o princípio, mas encara de forma cética os anúncios de Costa sem negociação prévia. “O Governo ainda não anunciou nada que se compreenda exatamente”, disse Catarina Martins. No PCP, o princípio também não é rejeitado, embora os comunistas lembrem que a “referência” do partido são “dez escalões”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo ainda não negociou com a esquerda mexidas nos escalões de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião