Presidentes de Câmara que se recandidatam têm 15 pontos de vantagem

  • ECO
  • 13 Setembro 2021

Um estudo da investigadora Mariana Lopes Fonseca mostra que os presidentes de Câmara que se recandidatam têm, logo à partida, 15 pontos de vantagem em relação aos seus adversários políticos.

Na hora de eleger o presidente da Câmara, quem é a pessoa e se já exerceu ou não o cargo conta mais para quem vota do que o partido que representa. Esta realidade favorece os presidentes de Câmara que são recandidatos ao cago, beneficiando-os em 15 pontos logo à partida, face os seus adversários políticos.

A conclusão resulta de um trabalho desenvolvido pela investigadora portuguesa Mariana Lopes Fonseca, da Universidade de St. Gallen, na Suíça. De acordo com o Público (acesso condicionado), existe uma forte tendência de reeleição dos partidos nas eleições autárquicas. Por um lado, se já era do senso comum que os presidentes recandidatos tinham algum tipo de vantagem nas eleições, este estudo vem, por outro, colocar um número concreto nesse avanço, que é de cerca de 15 pontos.

Assim, os cidadãos que já exerceram o cargo de presidente de uma Câmara Municipal e que se recandidatam, como é o caso de Fernando Medina em Lisboa, têm 15 pontos de vantagem face aos restantes candidatos, apenas pelo simples facto de serem recandidatos. “Esse valor não varia caso se recandidate pelo mesmo partido ou como independente ou [por] outro partido”, explica a investigadora ao Público. Um motivo para esta discrepância pode ser o facto de ter mais “visibilidade” que os demais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidentes de Câmara que se recandidatam têm 15 pontos de vantagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião