5 coisas que vão marcar o dia

Começam a ser recolhidos os votos dos hospitais e prisões para as autárquicas e arrancam as subscrições dos novos Certificados do Tesouro.

A semana arranca com alguns dados estatísticos, nomeadamente indicadores sobre a sociedade e a economia europeia, bem como sobre o setor da construção em Portugal. E começa a subscrição dos novos Certificados do Tesouro.

Eurostat mostra principais indicadores da Europa

Será divulgada uma publicação do Eurostat com vários indicadores sobre a Europa, que vão já permitir perceber o impacto da pandemia em várias áreas da sociedade. Os capítulos principais debruçam-se sobre as pessoas e sociedade, com dados sobre a saúde, educação e mercado de trabalho, por exemplo, economia e negócios, que engloba indicadores como preços e comércio internacional, e ainda meio ambiente e recursos naturais, onde se incluem estatísticas de transportes e energia.

Como evoluiu a construção?

O Instituto Nacional de Estatística divulga esta segunda-feira os índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção, que dizem respeito ao mês de julho de 2021. Isto depois de ter sido revelado, esta quarta-feira, que os custos de construção em Portugal estavam em julho deste ano 6,6% acima dos valores praticados em junho de 2020.

Abre a primeira Faculdade de Medicina privada em Portugal

Nota: Este evento foi adiado para terça-feira devido à morte do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio.

Tem lugar esta segunda-feira a inauguração da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, que será a primeira Faculdade de Medicina privada em Portugal. O Hospital da Luz, em Lisboa, será o parceiro da Universidade Católica neste curso. A inauguração desta faculdade contará com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro.

Votos de hospitais e prisões começam a ser recolhidos

Arranca esta segunda-feira o período de recolha de votos junto de estabelecimentos hospitalares, prisionais ou de ensino, para as eleições autárquicas que se realizam a 26 de setembro. O período durante o qual se vão juntar os boletins de voto das pessoas nestes estabelecimentos prolonga-se até dia 16 de setembro.

Arranca subscrição dos novos certificados do Tesouro

O Governo aprovou na semana passada os Certificados do Tesouro Poupança Valor, que vão substituir os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento. Os novos certificados poderão ser subscritos a partir desta segunda-feira. Tanto a remuneração fixa como o prémio do PIB foram cortados: em termos médios, os CTPV pagam 1% ao longo dos sete anos de maturidade, abaixo dos 1,35% dos antigos CTPC. Já o bónus é pago a partir do terceiro ano, correspondendo a 20% do crescimento da economia.

(Atualizado às 10h05 para incluir nota sobre adiamento da inauguração da Faculdade de Medicina)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião