DGS vai acabar com os boletins diários da Covid-19

  • ECO
  • 14 Setembro 2021

Graça Freitas, diretora-geral da saúde, admitiu numa entrevista que os boletins diários de casos, mortes e internamentos da Covid-19 deverão acabar, bem como o isolamento para vacinados.

A DGS vai acabar com os boletins diários da Covid-19, que todos os dias informam o público do número de casos, mortes e internamentos pela pandemia, mas ainda não escolheu uma data para avançar com essa intenção. “Vamos tender a voltar à nossa vida como era em 2019”, disse Graça Freitas em entrevista ao Público.

Deste modo, o foco da DGS “vai tender a ser na doença propriamente dita e não tanto na infeção”. Para isso, o boletim vai deixar de ser diário, para “libertar os portugueses” do peso dos números. “Queremos aumentar o intervalo desta publicação, sendo que, sempre que acontecer alguma coisa inesperada, comunicaremos”, afirma a responsável: Vamos libertar os portugueses desta carga que é recordar todos os dias quantos casos, quantos internamentos, porque isso também dá um peso à nossa vida”.

O que também tem os seus dias contados é o isolamento profilático para pessoas vacinadas. Mas esta mudança só se pode fazer se a união entre a “vacinação, a epidemia e a entrada no inverno” o permitir e se não surgir “nenhuma variante com competência para substituir a Delta”. Caso os vacinados, sem outros riscos associados, tenham um contacto de risco e não façam isolamento, “o risco não é zero”. Caberá à própria pessoa que nos próximos 14 dias tem de diminuir contactos e monitorizar os seus sintomas, diz Graça Freitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS vai acabar com os boletins diários da Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião