Hoje nas notícias: IRS Jovem, autarcas e cartão de cidadão

  • ECO
  • 15 Setembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A extensão do IRS Jovem por mais dois anos poderá trazer poupanças que representam mais um mês de salário. Já no campo das autárquicas, é revelado que mais de 80% dos candidatos já são presidentes em fim de ciclo. Ainda existem atrasos no agendamento do cartão de cidadão: há falta de vagas até fim de outubro. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.

Mudanças no IRS Jovem dão mais um mês de salário

O alargamento do IRS Jovem, de três para cinco anos, anunciado pelo Governo, poderá dar aos beneficiários da medida poupanças que se podem traduzir em, aproximadamente, mais um mês de salário, indicam as simulações da PwC feitas para o Jornal de Negócios. Para um jovem com um rendimento mensal bruto de 1.000 euros, por exemplo, a poupança de IRS ao fim de cinco anos de aplicação do regime fixa-se nos 2.038,29 euros, mais 926,5 do que atualmente.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Mais de 80% dos presidentes de câmara são recandidatos

Cerca de 80% os candidatos que concorrem nestas autárquicas já são presidentes da câmara no respetivo município. Apesar destes números, a maioria destes autarcas incumbentes (56%) vai concorrer pela última vez consecutiva, já que, se forem eleitos, vão entrar no último mandato e não se podem recandidatar.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Cartão de cidadão sem vagas até outubro

Anabela Pedroso, secretária de Estado da Justiça, reconhece que o agendamento do cartão do cidadão está “sobrecarregado até ao final de outubro”, especialmente “nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e em alguns municípios do Algarve”. Contudo, sublinhou os esforços que o Governo tem feito para melhorar esta situação. Para dar mais vazão aos pedidos, o Campus da Justiça foi aberto há quase um mês, aos sábados, das 9h às 15h. Além disso, e tendo em conta as queixas do sindicato, de que faltam recursos humanos, Pedroso anunciou a abertura de um concurso externo para contratação de 40 conservadores e 100 oficiais de registo para o Instituo de Registos e Notariado (IRN).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Cobrança ilegal de “kits Covid” punida pelo regulador

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu processos de contraordenação contra três prestadores de saúde privados que cobravam preços indevidos por “kits covid”. Os visados devem ainda devolver os valores aos utentes. Um dos casos de contraordenação diz respeito a uma empresa que cobrou 75 euros por equipamentos de proteção individual, usados durante uma colonoscopia no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Um laboratório cobrou também 25 euros pelos mesmos equipamentos, sempre que um profissional ia a casa dos utentes para realizar testes de rastreio à Covid-19, que eram prescritos pelo SNS.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso livre).

“Rui Rio tem feito um bom trabalho”, mas Balsemão aponta sucessores “interessados no lugar”

Francisco Pinto Balsemão, que recentemente publicou o livro Memórias, deu uma entrevista à Renascença onde falou sobre o futuro da liderança do PSD. Embora elogie o trabalho de Rui Rio, o presidente do Conselho de Administração da Imprensa prevê candidaturas de personalidades do partido como Paulo Rangel, Jorge Moreira da Silva, Miguel Poiares Maduro e, até, do atual candidato à presidência da câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Leia a entrevista completa na Renascença (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IRS Jovem, autarcas e cartão de cidadão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião