“É hora de abrirmos as portas dos estádios, sem limitações”. Proença confia que “adeptos darão o exemplo”

O presidente da Liga saúda a normalidade nas bancadas, destaca a “capacidade de resiliência e adaptação” dos clubes e acredita no bom comportamento dos adeptos para que “tudo corra pelo melhor".

Após ver a Direção-Geral da Saúde (DGS) aprovar o fim dos limites à lotação nos recintos desportivos, o presidente da Liga Portugal lembra que “a pandemia ainda não terminou e a responsabilidade individual é cada vez mais importante”, mas diz ter “a certeza de que os adeptos darão mais uma vez o exemplo e tudo correrá pelo melhor”.

Pedro Proença lembra o “longo e trabalhoso caminho” percorrido no último ano e meio – houve primeiro uma restrição total e, já nesta época desportiva, parcial no acesso do público aos estádios –, em conjunto com a DGS e a task force da vacinação, para que “com segurança e de forma gradual houvesse um regresso à normalidade nas bancadas”.

“O dia pelo qual não nos cansámos de lutar, e no qual nunca deixámos de acreditar, chegou! É hora de abrirmos as portas dos estádios, sem limitações, a todos os adeptos!”, regozijou-se o ex-árbitro e atual presidente da liga portuguesa de futebol profissional, numa publicação feita na rede social Facebook.

Pedro Proença destacou ainda a “luta de longos meses” em que as sociedades desportivas que competem no futebol nacional “demonstraram, mais uma vez, uma enorme capacidade de resiliência e adaptação às inúmeras adversidades” e “nunca deixaram de acreditar e trabalhar para provar que os estádios são lugares seguros”.

Para entrar nos estádios e outros recintos desportivos abertos, no entanto, vai continuar a ser necessária a apresentação de certificado digital de vacinação ou de uma prova de teste negativo à Covid-19, cabendo ao organizador desenhar um plano para verificar o cumprimento dessa obrigação.

Também o “uso adequado” de máscara facial permanece obrigatório, sendo que cabe ao organizador do evento desportivo garantir que “todos os colaboradores e público” dispõem deste tipo de material de proteção individual, no momento de entrada no recinto, no decorrer do evento e no momento de saída.

A DGS determina ainda que os clubes devem garantir a presença de assistentes de recinto desportivo em número suficiente “para que os espetadores se acomodem e mantenham nos seus lugares sentados e utilizem adequadamente as máscaras em permanência”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É hora de abrirmos as portas dos estádios, sem limitações”. Proença confia que “adeptos darão o exemplo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião