Inflação na Zona Euro acelera para 3,4%, um máximo de 2008

  • Lusa
  • 1 Outubro 2021

Crescimento dos preços dos combustíveis catapultou a inflação na área do euro que atingiu, em setembro, o nível mais elevado desde 2008.

A taxa de inflação anual da zona euro volta a subir em setembro, para os 3,4%, puxada pelo crescimento dos preços dos combustíveis, segundo uma estimativa rápida do Eurostat. Atingiu assim o nível mais elevado desde 2008.

A inflação anual acelerou em setembro pelo terceiro mês consecutivo, fixando-se nos 3,4% nos países da moeda única, que se comparam com os 3,0% do mês anterior e os -0,3% homólogos.

Entre as principais componentes da inflação da zona euro, o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) estima que a energia tenha a taxa anual mais elevada em setembro (17,4%, contra 15,4% em agosto), seguida dos bens industriais excluindo energia (2,1%, contra 2,6% em agosto), alimentação, álcool e tabaco (2,1%, contra 2,0% em agosto) e serviços (1,7%, contra 1,1% em agosto).

A inflação anual está a subir na Zona Euro e UE desde julho, mês em que ultrapassou a meta dos 2,0%, tanto na Zona Euro quanto na UE.

Em julho, o Banco Central Europeu (BCE) informou que a sua nova estratégia contempla um objetivo de inflação simétrica de 2% a médio prazo, uma meta mais flexível, admitindo desvios temporários e moderados.

O objetivo de inflação definido pelo BCE até agora era uma taxa próxima, mas ligeiramente abaixo de 2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro acelera para 3,4%, um máximo de 2008

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião