Mais de 79 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe

Campanha de vacinação contra a gripe arrancou a 27 de setembro. Em cinco dias, foram inoculadas 79.045 vacinas, indica a DGS.

Em cinco dias, foram inoculadas 79.045 vacinas contra a gripe, informa, este sábado, a Direção-Geral da Saúde (DGS), referindo-se ao período compreendido entre 27 de setembro — dia em que arrancou a campanha — e 1 de outubro. A vacinação contra a gripe está a ocorrer em simultâneo com vacinação contra a Covid-19.

“A campanha de vacinação contra a gripe iniciou-se a 27 de setembro. Até ao momento foram distribuídas mais de 320 mil doses da vacina da gripe em todo o território nacional. A 1 de outubro, já tinham sido inoculadas 79.045 vacinas“, adianta a DGS, em comunicado.

As autoridades sublinham que o processo de vacinação começou pelos utentes e profissionais dos Estabelecimentos Residenciais para Idosos, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e instituições similares, bem como pelos profissionais do Serviço Nacional de Saúde. “A vacinação destes grupos, bem como das grávidas, deverá decorrer durante as próximas semanas“. Depois, será a vez dos demais grupos, como utentes com idade igual ou superior a 65 anos e as pessoas com doenças elegíveis para vacinação no âmbito do SNS.

É importante notar que a vacinação contra a gripe está ocorrer paralelamente com o processo de vacinação contra a Covid-19, que ainda está em curso. Aliás, no ponto de situação mais recente, o vice-almirante Gouveia e Meio identificou essa conjugação como o grande desafio, destas campanhas.

Segundo esse mesmo responsável, a campanha de vacinação da gripe deverá ficar concluída até 15 de dezembro. “Estamos preparados para fazer 400 mil vacinas por semana e para terminar o processo até 15 de dezembro”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 79 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião