BCE vai estudar novo programa de compra de títulos

  • ECO
  • 6 Outubro 2021

Novo programa está a ser estudado como medida de segurança para evitar problemas nos mercados quando as compras de emergência (PEPP), desenhado para a pandemia, chegar ao fim.

O Banco Central Europeu está a estudar o desenho de um novo programa de compra de títulos, para quando as compras de emergência (PEPP), no contexto da pandemia, chegarem ao fim no próximo ano. O plano tem em vista evitar qualquer turbulência no mercado quando o instrumento atualmente em vigor chegar ao fim.

O programa viria substituir o PEPP, bem como complementar um esquema mais antigo que atualmente adquire 20 mil milhões de euros em dívidas todos os meses, segundo avança a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês), citando fontes próximas do assunto.

Ainda não foi tomada nenhuma decisão, mas o corpo técnico estará atualmente a discutir um vasto leque de ideias. A iniciativa em estudo serviria como uma medida de segurança caso o fim previsto para março do Programa de Compras de Emergência Pandémica leve a um “sell-off” de títulos de países altamente endividados, como a Itália.

Neste plano, que está a ser ainda estudado, as compras seriam realizadas de forma seletiva. Esta possibilidade contornaria uma regra aplicável aos programas existentes, que exigem que os bancos centrais comprem dívidas tendo em conta o tamanho da economia de cada país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE vai estudar novo programa de compra de títulos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião